domingo, 28 de novembro de 2010

"Saio deste projecto uma pessoa mais valorizada"

“Ao fazer o balanço final do Processo RVCC, tenho de reconhecer que foi uma experiência muito positiva. É um conselho que dou a todas as pessoas, que não desperdicem esta oportunidade, porque poderão aumentar a sua qualificação escolar, concorrer a empregos que exigem níveis escolares superiores aos que têm. Proporciona valorização pessoal, permitindo identificar as experiências mais significativas da nossa vida e que, muitas vezes, não são valorizadas, porque estavam esquecidas e “arrumadas”.
Sempre que me dirijo ao Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Fernando Namora, para mais uma sessão, em cada passo que dou, o tempo parece que recua, é como se voltasse aos tempos de estudante, é uma sensação que não consigo descrever.
(...) Saio deste projecto uma pessoa mais valorizada, a nível pessoal e profissional, com mais conhecimento e olhando para o futuro de forma mais confiante e decisiva. Muitas coisas mudaram no meu dia-a-dia, desde a alimentação à preservação do ambiente. Quanto à alimentação, excluí, por completo, dos lanches do meu filho, alimentos açucarados, como croissant com chocolate, fast-food, que são autênticas “bombas atómicas” de gorduras e hidratos de carbono. Nunca tinha pensado nas consequências que poderão surgir no futuro, com o consumo em excesso deste tipo de alimento. Na preservação do meio ambiente, comecei a ver o problema da poluição com outros olhos, não fazia ideia que algo tão simples como deitar um papel para o chão pudesse trazer consequências gravíssimas para o futuro, porque depois não sou só eu, são milhares de pessoas em todo o mundo a ter este comportamento. Seja que tipo de lixo for, se não houver contentores perto, guardo-os e coloco no contentor quando chegar a casa.
Durante este Processo, fui convidada a participar numa palestra proferida pelo Prof. Doutor Jorge Paiva, um senhor com um aspecto magnífico, cheio de energia, e que falava sobre “Biodiversidade, Água e vida”, outro assunto que até aqui me era totalmente desconhecido. A biodiversidade é muito importante para a vida na Terra, pois este elemento é constituído por toda a diversidade de animais, plantas e microrganismos existentes no planeta, sem eles não poderia haver vida na terra. A água parece ser inesgotável, mas não é bem assim, as reservas de água potável são cada vez menores, e sem água não poderá haver biodiversidade, sem biodiversidade não pode haver vida na Terra. Simples rotinas domésticas como lavar louça, tomar banho, utilizar desinfectantes sanitários, despejar resíduos alimentares nos esgotos, contribuem para que cada vez haja menos fontes de água potável, sem falar dos grandes poluidores industriais, que muitas vezes fazem os seus despejos em importantes linhas de água.
Comecei a interessar-me mais pela leitura e, neste processo, também tive a oportunidade de participar na Tertúlia Literária “Arte de saber Ler”, com José Fanha, que nos falou um pouco da sua história de vida e da importância da leitura: ler e educar a nossa mente, mantendo-a sã. A leitura enriquece o nosso vocabulário, leva-nos a “viajar” e desperta sentimentos…”

Margarida Silva (candidata à certificação de Nível Secundário)

Imagem disponível on-line em http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:Sf0lTJfeEMrqpM:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_h4_yn1ENfehkHuFacc9J-I1_eGT8v1XeSm-hW7SpusXyZHtgEpaIMKwuIWCKJN5LFLHbameZ65RcuOUaPfDkNgIPsV0ThdA6kt9CtPBNseAVz8i7qSmgjOQe5VRjSSKTvniolYalM2c-/s400/LIVRO+++Da++Vida.jpg&t=1

Sem comentários: