quinta-feira, 1 de julho de 2010

Testemunho de um candidato certificado

Quadro pintado por Mário Rasteiro


Além de uma “nova oportunidade”, este Processo foi também uma grande oportunidade. O caminho não foi longo, mas foi trabalhoso, foi um reviver de acontecimentos, um aprofundar de ideias e melhoramento de saberes. Não considero terem sido horas perdidas de trabalho, foram antes, horas passadas a arrumar e a seleccionar ideias e vivências, há tanto tempo guardadas no sótão da minha memória. Por vezes, a noite já ia longa, mas a vontade de ir mais além, era mais forte. Tive dúvidas na abordagem de alguns temas, onde os meus conhecimentos eram limitados. Desanimei um pouco, mas nunca pensei em desistir. Essas dúvidas foram até benéficas, obrigaram-me a procurar respostas, a ler mais e com isso melhorei e valorizei os meus conhecimentos. Um grande obstáculo que encontrei durante o processo RVCC, foi a coincidência entre as sessões de grupo e o meu horário de trabalho. Nem sempre me foi possível trocar o turno, mas quando o conseguia, tinha de assegurar o turno nocturno o que originava maior desgaste psicológico. Mas todo o esforço foi recompensado. Os meus laços de amizade foram alargados e não me refiro apenas aos colegas de grupo, mas também aos elementos da Equipa do Centro. Considero ter, em cada um deles, mais um amigo e espero que essa amizade seja uma bandeira sempre erguida.
Mário Rasteiro
Candidato certificado com o Nível Secundário

Sem comentários: