quinta-feira, 29 de julho de 2010
quarta-feira, 28 de julho de 2010
No dia 22 de Julho realizou-se uma sessão de júri de nível secundário, na qual foram certificados 4 candidatos. Nesta sessão foram apresentados percursos de vida de quatro pessoas muito diferentes mas todas demonstraram saber ser, estar e fazer!
Esperamos que continuem a investir na aprendizagem ao longo da vida e que contem connosco para os auxiliar e encaminhar nesse sentido.
Parabéns a todos!
Cada cabeça… sua sentença…
Agradecemos o empenho, o esforço, a vontade, o prazer e a criatividade de todos os que connosco colaboraram.
Como em qualquer outro restaurante, no final da refeição, foi apresentada a conta aos clientes. Serviram-se palavras, pagaram-nos com palavras ― de agradecimento, de satisfação, de felicitação e de encorajamento.
Nesse dia, “santos da casa fizeram milagres” e “com palavras viajámos, comemos e bebemos. As vozes encheram o espírito. Ficámos completamente satisfeitos” com “uma refeição deliciosa”, um jantar “gostosamente imaginativo”, “de sabor magnífico”, “de ‘comer’ e chorar por mais”, “um alimento que não provoca colesterol”, um “manjar” que “não engorda”, que deixa “a alma alimentada e o espírito saciado”.
“É difícil surpreendermo-nos num mundo em que tudo já foi inventado, mas, esta noite, a poesia servida à refeição foi uma deliciosa surpresa”. “Só faltou mesmo um garçon jeitoso… De qualquer forma, este restaurante foi aprovado pela ASAE”, que “passou por aqui e não registou nenhuma anomalia” e ainda bem pois é “extremamente importante alimentar a alma”.
“Esta iniciativa é uma daquelas que importa recordar. Momentos como este fazem da nossa escola uma grande escola” e “Acho que conseguiram, na verdade, o objectivo traçado ― a motivação para a leitura” são também palavras de clientes satisfeitos.
No entanto, a maioria dos clientes, apesar de ter gostado do que lhes foi servido, não ficou satisfeita pois sentiu necessidade de afirmar que gostaria de repetir: “Embora tenha ficado ‘cheia’, conseguia lugar para mais um bocadinho”, “Espero que não seja preciso chorar muito até que se repita tão apetitosa refeição”, “Se mais houvesse, mais me divertia, mais lia e mais chorava para que houvesse mais”.
“Gostei. Foi pena neste restaurante não haver lugar para M. Torga, M. Alegre, H. Helder, A. Gedeão, A. O´Neill…” que não compareceram porque “estiveram noutro lugar onde também eram precisos…”
É verdade que Saramago poderia, e deveria, também ter feito parte da ementa “pois também escreveu poesia e que bonita homenagem poderia ter tido hoje e aqui.” Por isso e porque “nem tudo lembra”, prestamos-lhe, aqui e agora, a nossa homenagem, com um dos seus poemas que poderá abrir o apetite para outras iniciativas deste género.
Põe na mesa a toalha adamascada,
Traz as rosas mais frescas do jardim,
Deita o vinho no copo, corta o pão,
Com a faca de prata e de marfim.
Alguém se veio sentar à tua mesa,
Alguém a quem não vês, mas que pressentes.
Cruza as mãos no regaço, não perguntes:
Nas perguntas que fazes é que mentes.
Prova depois o vinho, come o pão,
Rasga a palma da mão no caule agudo,
Leva as rosas à fronte, cobre os olhos,
Cumpriste o ritual e sabes tudo.
Isabel Neves - Formadora de CLC
terça-feira, 27 de julho de 2010
Sessões de Júri NB - 20 de Julho de 2010
O meu testemunho só pode ser no sentido de enaltecer o magnífico trabalho efectuado pela coesa e eficaz equipa de Formadoras do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária c/3ºciclo Fernando Namora. Só assim, foi possível que todos tivéssemos brilhado na apresentação final, em Sessão de Júri, cujas palavras de elogio e incentivo, proferidas, quer pelas nossas formadoras, quer pela Avaliadora Externa, muito agradeço.
A todas, o meu "bem-haja"!
José Nunes
segunda-feira, 26 de julho de 2010
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Sessão de Júri de Certificação - Nível Secundário
A Equipa do Centro Novas Oportunidades felicita os candidados certificados e deseja-lhes muito sucesso na concretização dos seus projectos de vida.
Be healthy and happy!
Eu chamo-me Herculano Silva e estou a frequentar o Processo RVCC de Nível Secundário. Ao longo de todo este percurso, tenho aprendido a conhecer-me melhor, através da reflexão que fiz sobre a minha vida até este momento. Desde então tenho retomado o hábito de escrever, melhorado a maneira de falar e até na área da saúde adquiri mais conhecimentos através das minhas pesquisas. Assim, descobri que posso melhorar o meu estilo de vida, pois pude constatar o bem que o desporto faz à saúde, que eu já praticava com alguma frequência, mas depois de tudo o que aprendi ainda o faço com mais empenho.
Deixo aqui uma recomendação, em Inglês, tendo em conta que a língua estrangeira é também uma parte do meu Portefólio Reflexivo de Aprendizagens.
It is very important to physical and mental health to breathe the fresh air of Choupal, which is an agreeable place. Come and walk here to release your daily stress.
Imagem disponível online em: http://www.cm-coimbra.pt/pnatureza/fotos/41_PNC2005_PRC4_1%20CHOUPAL.jpg
sexta-feira, 16 de julho de 2010
"Rota dos Moinhos"
domingo, 11 de julho de 2010
Selo de Empresas Qualificantes
Esta iniciativa destina-se a empresas ou outras entidades empregadoras que tenham desenvolvido actividades associadas à qualificação dos seus trabalhadores ou participado, através de diversas intervenções, no esforço de qualificação da população portuguesa, nos últimos dois anos.
O Selo de Empresas Qualificantes, atribuído pelos ministérios da Educação e do Trabalho e da Solidariedade Social, pretende dar visibilidade às empresas que investem na elevação das qualificações dos seus trabalhadores, reconhecendo e disseminando boas práticas neste domínio.
Os critérios para a atribuição do Selo às empresas centram-se em três eixos fundamentais:
•Medidas internas de qualificação dos trabalhadores;
•Acolhimento e integração de formandos e de estagiários;
•Articulação com o Catálogo Nacional de Qualificações.
As empresas e as outras entidades podem candidatar-se a partir do dia 19 de Julho, em formulário próprio que será disponibilizado através das páginas electrónicas da Agência Nacional para a Qualificação (ANQ) e do Instituto do Emprego e da Formação Profissional.
Para mais informações, consultar:
A página da ANQ .
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Sessão de Júri NB - 30 de Junho de 2010
O processo RVCC foi um acontecimento importante para mim, pois a nível pessoal senti muito orgulho e vaidade por voltar à escola e aprender. Houve uma fase em que pensei em desistir, mas não o fiz, porque tive o apoio de uma fantástica equipa de formadores. Esta equipa prima pelo profissionalismo, motivação e o apoio demonstrado. Só assim é possível a pessoas, como eu, acreditarem que nunca é tarde para iniciar a concretização de um sonho. Em termos de futuro, quero continuar a aprender e a aproveitar todas as oportunidades que a vida nos continua a proporcionar.
Fernando Lourenço
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Jantar Poético
As palavras, alimento do espírito, cozinhadas de várias maneiras, são a especialidade da casa.
domingo, 4 de julho de 2010
Curso de Qualificação para Estudos Superiores
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Testemunho de um candidato certificado
Além de uma “nova oportunidade”, este Processo foi também uma grande oportunidade. O caminho não foi longo, mas foi trabalhoso, foi um reviver de acontecimentos, um aprofundar de ideias e melhoramento de saberes. Não considero terem sido horas perdidas de trabalho, foram antes, horas passadas a arrumar e a seleccionar ideias e vivências, há tanto tempo guardadas no sótão da minha memória. Por vezes, a noite já ia longa, mas a vontade de ir mais além, era mais forte. Tive dúvidas na abordagem de alguns temas, onde os meus conhecimentos eram limitados. Desanimei um pouco, mas nunca pensei em desistir. Essas dúvidas foram até benéficas, obrigaram-me a procurar respostas, a ler mais e com isso melhorei e valorizei os meus conhecimentos. Um grande obstáculo que encontrei durante o processo RVCC, foi a coincidência entre as sessões de grupo e o meu horário de trabalho. Nem sempre me foi possível trocar o turno, mas quando o conseguia, tinha de assegurar o turno nocturno o que originava maior desgaste psicológico. Mas todo o esforço foi recompensado. Os meus laços de amizade foram alargados e não me refiro apenas aos colegas de grupo, mas também aos elementos da Equipa do Centro. Considero ter, em cada um deles, mais um amigo e espero que essa amizade seja uma bandeira sempre erguida.
Sessão de júri de certificação de nível secundário
Foram feitas, pelos candidatos, apresentações criativas que prenderam a atenção dos elementos do júri e de quem assistia.
Deixamos um excerto da letra da música já mencionada e que consideramos ser apropriada a este momento:
"I found so many things
I dreamed of
And I know it to me
That I will become
Who I want to be"
Ora, desejamos que todos os candidatos continuem a investir na aprendizagem ao longo da vida, de modo a conseguirem ser quem pretendem, esperando que a certificação do nível secundário tenha constituído um passo nesse sentido!
Parabéns a todos!