segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Tela de competências

Não pude deixar de comentar, em jeito de “Balanço”, o decorrer do processo de certificação para o nível secundário (RVCC), que concluí a 11 de Novembro.
Foi uma grande experiência, um desenrolar de vivências e aprendizagens que nos suscitam diversas emoções e que nos fazem sentir em forma. Isto, porque o bem-estar físico e psíquico passa, também, por activar o nosso cérebro e exercitar a nossa memória, sendo o processo, nem mais, nem menos, do que o relato das nossas memórias, de onde são extraídos e desenvolvidos temas de interesse pessoal, social, cultural e político, temas actuais e globais que exigem investigação e estudo, sentindo-me, hoje, muito melhor formada. Melhorei, em consequência da realização do processo, o meu vocabulário, a organização de um texto escrito, o meu poder expositivo e argumentativo assim como, desinibi também, a relação com o computador. Descobri aptidões e, de facto, a escrita é um prazer, tal como é a pintura.
Cruzei-me com colegas de grande valor que, tal como eu, não tinham uma certificação de nível secundário. Construíram carreiras profissionais de sucesso e exibiram muito conhecimento e saber. Está confirmado, as Novas Oportunidades são um meio de repôr justiça, certificando pessoas dignas de equivalência a um nível, neste caso, secundário.
Tem perfil para este processo, quem tiver coragem e espírito empreendedor, pois ao contrário do que muitos julgam, não é um processo fácil. Exige disponibilidade e entrega, bem como, esforço e algum sacrifício, no fundo, exige atitude e há que definir prioridades na nossa vida.
Na minha apreciação ao CNO da escola, devo dizer que é formado por profissionais e formadoras exigentes que apresentam, esclarecem e sugerem trabalho, sendo o resultado final mérito do adulto. Sinto, no entanto, que devo agradecer o facto de logo no início me ter sido reconhecido valor, assim como, a preocupação demonstrada e o empenho em que terminasse representada de forma justa. Por tudo isto, o meu muito obrigado.
A construção do meu portefólio foi um verdadeiro prazer, bem como, a pintura de uma tela que acompanhou todo o processo e que exprime a forma, o meu modo singular, de ver a vida e o mundo. Continuarei a investir no meu crescimento pessoal e espero que o CNO continue a sua tarefa de qualificar pessoas, sempre com a óptima qualidade que mostrou possuir. Parabéns!

Maria João Duarte, certificada no nível secundário no dia 11 de Novembro.

Sem comentários: