segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Testemunho

Agora que acabei o nível secundário através do processo RVCC, faço uma análise mais profunda e mais realista, baseada na minha aprendizagem e nas competências que eu evidenciei ao longo de vários meses de trabalho. Foram muitas as horas que eu passei no computador a elaborar o meu Portefólio Reflexivo de Aprendizagem (PRA). Durante os fins-de-semana, nas noites e madrugadas que, por vezes, se estendiam até às 3 horas da manhã, passaram pela minha cabeça centenas de ideias e assuntos sobre os quais eu gostaria de escrever. Se não fossem registados nessas alturas, corria o risco de me esquecer.
O meu PRA foi totalmente elaborado em formato digital. A Internet e o correio electrónico foram muito importantes para o desenrolar deste processo. As sessões individuais e as de grupo foram presenciais, tudo o resto foi tratado por email.
Para quem diz mal das Novas Oportunidades, eu digo: ou não as conhece, tendo uma ideia errada deste processo, ou então é por despeito ou maledicência. Só quem passa por aqui poderá dar valor aos adultos que se esforçam para melhorar o seu nível escolar e, porque não, preparando-se e valorizando-se para os novos mercados de trabalho.
Em relação ao CNO Fernando Namora, tenho a dizer que gostei imenso de ter frequentado as Novas Oportunidades neste estabelecimento de ensino. Tem profissionais competentes, empenhadas na certificação de adultos com mais de 18 anos. Falo em particular da profissional que me acompanhou ao longo de todo o processo e das formadoras e formadores com quem tive o prazer de trabalhar. Não posso deixar de realçar, o seu profissionalismo, o seu empenho, a boa formação moral e cívica evidenciada nas sessões individuais que tivemos.
Para não ser mal interpretado, porque tenho consideração por todos eles, não vou mencionar o nome da profissional e dos formadores que me acompanharam mas, eles sabem quem são. Foram o cimento, a areia e as pedras que permitiram construir e realizar a minha certificação.
Para terminar, deixo uma mensagem de incentivo a quem tem dúvidas sobre as Novas Oportunidades. Não acreditem em tudo o que ouvem e não tenham medo de investir na vossa formação. Aqui trabalhamos, partilhamos conhecimentos, adquirimos métodos de trabalho e caminhamos rumo ao futuro. Cada adulto tem um percurso pessoal e único mas, com esforço e vontade, todos conseguem a certificação.


Cumprimentos deste vosso colega, certificado no nível secundário, a 11 de Novembro de 2009

Augusto Carvalho Marta




Sem comentários: