quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Como vai a saúde em Portugal

As listas de espera são o cancro do sistema em Portugal, não se admite que sendo o nosso país um dos que mais gasta na Europa no Sistema de Saúde as coisas estejam desta forma. Como é possível que com os mesmos meios humanos e materiais exista uma lista de espera num determinado hospital e noutro centro hospitalar estejam quase à espera de doentes?
Existem médicos de prevenção a ganhar fortunas, que muitas vezes quando solicitados não atendem o telefone. Não entendo como é possível estar um médico nestas condições e doentes a precisar de cuidados médicos esperando horas numa sala de uma urgência hospitalar.
Na altura do Verão, quando há uma afluência maior de pessoas ao nosso país e devíamos reforçar os meios humanos, passa-se o contrário. Muito pessoal, que se diz ser profissional da Saúde vai de férias, abandonando completamente as pessoas que precisam de cuidados. Todos os anos ouvimos notícias de certos serviços que têm de fechar, reencaminhando os utentes para outras unidades por si já saturadas, porque os médicos ou enfermeiros escolheram ir de férias na mesma altura.
Há não muito tempo ouvi uma notícia num telejornal da TV que me chocou, um motociclista teve um acidente morrendo de imediato, chamado o delegado de saúde para dar ordem de remoção do corpo que se encontrava na estrada, dois guardas estiveram horas a guardar o corpo e uma estrada cortada esperando por uma pessoa que nada vinha fazer em favor da vida do motociclista. Este caso, infelizmente, não foi o primeiro que vi deste género e não sei qual a razão porque um agente de autoridade não possa dar ordem para remoção do corpo, se é necessário a confirmação do óbito então que venham rápido, pois a pessoa pode ainda estar vida, mesmo morta existe sempre a dignidade da pessoa e familiares, muitas vezes tenho vergonha de ser humano, existem animais com mais direitos que os humanos.

Paulo Soares, adulto em processo de RVCC de nível secundário.

Sem comentários: