segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Tela de competências

Não pude deixar de comentar, em jeito de “Balanço”, o decorrer do processo de certificação para o nível secundário (RVCC), que concluí a 11 de Novembro.
Foi uma grande experiência, um desenrolar de vivências e aprendizagens que nos suscitam diversas emoções e que nos fazem sentir em forma. Isto, porque o bem-estar físico e psíquico passa, também, por activar o nosso cérebro e exercitar a nossa memória, sendo o processo, nem mais, nem menos, do que o relato das nossas memórias, de onde são extraídos e desenvolvidos temas de interesse pessoal, social, cultural e político, temas actuais e globais que exigem investigação e estudo, sentindo-me, hoje, muito melhor formada. Melhorei, em consequência da realização do processo, o meu vocabulário, a organização de um texto escrito, o meu poder expositivo e argumentativo assim como, desinibi também, a relação com o computador. Descobri aptidões e, de facto, a escrita é um prazer, tal como é a pintura.
Cruzei-me com colegas de grande valor que, tal como eu, não tinham uma certificação de nível secundário. Construíram carreiras profissionais de sucesso e exibiram muito conhecimento e saber. Está confirmado, as Novas Oportunidades são um meio de repôr justiça, certificando pessoas dignas de equivalência a um nível, neste caso, secundário.
Tem perfil para este processo, quem tiver coragem e espírito empreendedor, pois ao contrário do que muitos julgam, não é um processo fácil. Exige disponibilidade e entrega, bem como, esforço e algum sacrifício, no fundo, exige atitude e há que definir prioridades na nossa vida.
Na minha apreciação ao CNO da escola, devo dizer que é formado por profissionais e formadoras exigentes que apresentam, esclarecem e sugerem trabalho, sendo o resultado final mérito do adulto. Sinto, no entanto, que devo agradecer o facto de logo no início me ter sido reconhecido valor, assim como, a preocupação demonstrada e o empenho em que terminasse representada de forma justa. Por tudo isto, o meu muito obrigado.
A construção do meu portefólio foi um verdadeiro prazer, bem como, a pintura de uma tela que acompanhou todo o processo e que exprime a forma, o meu modo singular, de ver a vida e o mundo. Continuarei a investir no meu crescimento pessoal e espero que o CNO continue a sua tarefa de qualificar pessoas, sempre com a óptima qualidade que mostrou possuir. Parabéns!

Maria João Duarte, certificada no nível secundário no dia 11 de Novembro.

sábado, 28 de novembro de 2009

Sessões de Júri...

A realização das Sessões de Júri vai sendo uma realidade um pouco por todo o lado: desde Anadia, passando pelos CNOs da APCC e Inovinter em Coimbra, Penacova, Condeixa, Pombal até Maceira, sem dúvida um caminho vasto a percorrer mas, terminado o seu percurso e se participa em mais uma Sessão de Júri, o cansaço dá lugar à satisfação interior e à realização pessoal e profissional.
São percursos de vida que, graças ao Programa das Novas Oportunidades, nos levam a vivências longas e ricas no âmbito dos afectos, da comunicação e da relação humana ao mesmo tempo que permitem e ajudam muitos dos nossos adultos a descobrir e a desenvolver toda a riqueza humana que têm dentro de si e os faz sentir que cada um vale por aquilo que é. São também ocasião para compreendermos quais as causas profundas que motivam e levam muitos adultos a procurar estes processos de formação: para completar o sonho da minha vida dando continuidade aos estudos; porque custa dizer no local de trabalho “ tenho a 4ª classe”; porque quero testar as minhas capacidades; porque quero provar que sou capaz; porque pretendo progredir na carreira…, um sem fim de causas, justas e dignas!
Torna-se cada vez mais evidente que a realização de cada Sessão de Júri se traduz num gesto profundo e significativo, tanto para adultos como para a equipa formadora e respectivos profissionais; um gesto que, para muitos, faz mudar as suas vidas pois, para além da obtenção do desejado “certificado de competências” que o adulto conquista com o seu esforço, empenho e dedicação, este momento permite que cada adulto tome consciência das suas aprendizagens e dos seus saberes e os evidencie perante si e perante os outros, digamos que é neste ambiente de “dar e receber” que os processos do RVCC assumem toda a sua plenitude.
Se atendermos às competências de tanta gente anónima as quais, contribuem para o desenvolvimento do nosso País e o faz “mover”, reconheceremos que é de justiça dar visibilidade a esse conjunto variadíssimo de competências, certificando-as, valorizando-as e tornando-as públicas contribuindo assim para proveito e maior enriquecimento de todos.
As oportunidades só são importantes se as soubermos agarrar. Por isso, dirijo uma palavra de estímulo a todos quantos souberam agarrar esta oportunidade; uns encarnando o papel de formador ou de profissional do RVCC, outros, os formandos, que foram capazes de abdicar do seu conforto para abraçar este desafio. Parabéns a todos.

Coimbra, 26-11-009
A Avaliadora Externa: Maria Luísa Esteves da Silva

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Curso EFA - Agente em Geriatria

Informamos todos os inscritos/interessados que o Curso EFA (B2+B3) Agente em Geriatria, previsto para Novembro, só terá início no primeiro trimestre de 2010.
Lembramos que continuam abertas as inscrições para este e outros cursos de formação.
Contacte o nosso Centro Novas Oportunidades!
A coordenadora pedagógica

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Testemunho

Agora que acabei o nível secundário através do processo RVCC, faço uma análise mais profunda e mais realista, baseada na minha aprendizagem e nas competências que eu evidenciei ao longo de vários meses de trabalho. Foram muitas as horas que eu passei no computador a elaborar o meu Portefólio Reflexivo de Aprendizagem (PRA). Durante os fins-de-semana, nas noites e madrugadas que, por vezes, se estendiam até às 3 horas da manhã, passaram pela minha cabeça centenas de ideias e assuntos sobre os quais eu gostaria de escrever. Se não fossem registados nessas alturas, corria o risco de me esquecer.
O meu PRA foi totalmente elaborado em formato digital. A Internet e o correio electrónico foram muito importantes para o desenrolar deste processo. As sessões individuais e as de grupo foram presenciais, tudo o resto foi tratado por email.
Para quem diz mal das Novas Oportunidades, eu digo: ou não as conhece, tendo uma ideia errada deste processo, ou então é por despeito ou maledicência. Só quem passa por aqui poderá dar valor aos adultos que se esforçam para melhorar o seu nível escolar e, porque não, preparando-se e valorizando-se para os novos mercados de trabalho.
Em relação ao CNO Fernando Namora, tenho a dizer que gostei imenso de ter frequentado as Novas Oportunidades neste estabelecimento de ensino. Tem profissionais competentes, empenhadas na certificação de adultos com mais de 18 anos. Falo em particular da profissional que me acompanhou ao longo de todo o processo e das formadoras e formadores com quem tive o prazer de trabalhar. Não posso deixar de realçar, o seu profissionalismo, o seu empenho, a boa formação moral e cívica evidenciada nas sessões individuais que tivemos.
Para não ser mal interpretado, porque tenho consideração por todos eles, não vou mencionar o nome da profissional e dos formadores que me acompanharam mas, eles sabem quem são. Foram o cimento, a areia e as pedras que permitiram construir e realizar a minha certificação.
Para terminar, deixo uma mensagem de incentivo a quem tem dúvidas sobre as Novas Oportunidades. Não acreditem em tudo o que ouvem e não tenham medo de investir na vossa formação. Aqui trabalhamos, partilhamos conhecimentos, adquirimos métodos de trabalho e caminhamos rumo ao futuro. Cada adulto tem um percurso pessoal e único mas, com esforço e vontade, todos conseguem a certificação.


Cumprimentos deste vosso colega, certificado no nível secundário, a 11 de Novembro de 2009

Augusto Carvalho Marta




domingo, 22 de novembro de 2009

Visita ao Museu e Ruínas do Rabaçal

No dia 24 de Outubro do ano de 2009, pelas 9 horas e 30 minutos, menos de um sexto de uma centúria da equipa do Centro de Novas Oportunidades (CNO), radicado em Condeixa (localidade que dista da Cidade de Conímbriga cerca de 2 km) deslocou-se ao museu e ruínas da “Villa” do Rabaçal, com os seguintes objectivos em vista:
•Acolher e integrar os novos elementos da equipa;
•Desenvolver o espírito de equipa;
•Aprofundar o conhecimento da área de abrangência do CNO.
A referida equipa era composta por quinze elementos e deslocaram-se em direcção a Sul à “Villa” romana do Rabaçal, situada a cerca de uma dúzia de quilómetros de Conímbriga, onde chegaram por volta das 10 horas à localidade designada por Ordem, onde se situam as referidas ruínas. Nesse local aguardaram pela chegada do guia local, que iria orientar a visita de estudo. Estas ruínas faziam parte do território da antiga “civitas”, nas proximidades da importante via romana que ligava Olisipo (actual Lisboa) a Bracara Augusta (actual Braga). A “Villa” romana do Rabaçal, datada do séc. IV d.c., ainda está – sob o ponto de vista arqueológico – pouco explorada, conhecendo-se já a pars rústica (alojamento de servos), a domus (residência senhorial) e o balneário.
O nosso guia fez uma exposição exaustiva da parte que integrava a villa urbana (residência senhorial) de peristilo (pátio de colunas) central octogonal, orientado segundo os rumos da rosa dos ventos e construção adjacente em raios. A partir do átrio central, o guia indicou-nos as quatro áreas funcionais:
• Entrada, atendimento e torre de vigia, situadas na parte sul;
• Espaço de aproveitamento de luz e prolongamento visual sobre o horizonte, a nascente;
• Área de ligação a serviços, a norte;
• Zona nobre com quartos, oecus e triclinium, situada a poente.
Da villa rústica (alojamento de servos, celeiro, lagar, estábulos), pouco se observou.
Terminada a visita às ruínas da “Villa” do Rabaçal, a equipa do CNO dirigiu-se ao museu onde pôde observar o espólio aí patente, composto por peças de cerâmica e de metal, com várias finalidades.
Finda a visita ao museu, a equipa do CNO deliciou-se com várias iguarias regionais, tais como o famoso queijo do Rabaçal, requeijão, pão caseiro, doces de várias qualidades e vinho regional.
Finalmente, a equipa dispersou-se em direcção aos seus destinos de origem, ficando, portanto, concluída a primeira de outras que irá levar a cabo ao longo do corrente ano lectivo.
Uma actividade que contribuiu para estabelecer laços de amizade, companheirismo e aumento de conhecimentos da nossa história local.
Ana João - formadora de STC
Adaíl Freire – professor aposentado
Aqui fica o registo dos agradáveis momentos de convívio e aprendizagem...

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Na Rota dos Moinhos



As condições meteorológicas previstas para amanhã, dia da realização da caminhada na Rota dos Moinhos seguida de pic-nic, recomendam a sua suspensão.
Fiquem atentos, pois o programa mantêm-se para data a marcar oportunamente.

A coordenadora pedagógica

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Curso EFA - Técnico Adminstrativo

Encontram-se abertas as inscrições para o Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) de Técnico Administrativo, equivalente ao 12º ano e com qualificação profissional de nível 3.
O Curso promovido pelo CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins, decorrerá em Condeixa e em regime laboral.
Para mais informações contacte o Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Fernando Namora.

Mais uma oportunidade para investir na sua formação!
A coordenadora pedagógica

Semana Global do Empreendedorismo


De 16 a 22 de Novembro milhões de pessoas em todo o mundo reunir-se-ão para celebrar Semana Global do Emprendedorismo (Global Entrepreneurship Week), movimento global criado para promover o empreendedorismo, a criatividade e a inovação.
Mais de 75 países nos 6 continentes vão estar unidos em prol do empreendedorismo, encorajando as pessoas a ter uma atitude mais dinamizadora e a transformar ideias em projectos.
Promover o emprendedorismo em Portugal, unindo os esforços isolados na causa comum e, de forma coordenada, influenciar e relacionar os eventos do empreendedorismo a nível local e nacional, unindo-os em rede, numa semana única.
-Congressos/Seminários
-Debates/Workshops
-Concursos de ideias/Fóruns de discussão
-Actividades on line
vão proporcionar um envolvimento de todos com os diversos aspectos do empreendedorismo
Pense grande! Dê forma às suas ideias! Faça a diferença!
Mais informação, procure aqui
A coordenadora pedagógica

terça-feira, 10 de novembro de 2009

O nosso blogue faz um ano

Um Obrigada a todos os que por aqui passaram!...
A coordenadora pedagógica

domingo, 1 de novembro de 2009

Na rota dos moinhos...


E como o prometido é devido... cá está o encontro sugerido por muitos dos adultos que frequentam ou frequentaram o nosso Centro, aproveitando para pôr em prática mais um "explorando a minha terra", desta vez, em pleno coração de Condeixa!

Toda a comunidade educativa está convidada a participar.
Para participar só tem de fazer a sua inscrição, até ao dia 17 de Novembro, no Centro Novas Oportunidades.

Aguardamos a presença de todos e a colaboração do S. Pedro para um verdadeiro picnic!!!
A coordenadora pedagógica