domingo, 19 de abril de 2009

Comer gato por lebre?

Os produtos transgénicos ou Organismos Geneticamente Modificados (OGM), são organismos aos quais foram adicionados ADN de outras células. Estes organismos tornam-se mais resistentes a pragas tendo maior produtividade a menor custo. Por outro lado, os produtos transgénicos, face à sua constituição podem vir a poluir os solos durante muitos anos e contaminar as espécies produzidas à sua volta assim como matar os insectos que as comem. Apesar de os produtos poderem chegar ao consumidor com melhor aparência, não se sabe ao certo o seu valor nutricional, nem as alergias que eles possam vir a causar, em virtude das proteínas que eles possuem. Estima-se que os produtos transgénicos poderiam vir a matar a fome nos paises do Terceiro Mundo, onde todos os dias morrem centenas de pessoas. O facto é que não há provas de que sejam seguros para a saúde humana, havendo, por isso, necessidade de um estudo cientifíco mais intenso acerca do assunto.
Espanha é o maior produtor de alimentos transgénicos da União Europeia. A soja e o milho foram dos primeiros produtos a serem geneticamente modificados. Os produtos podem ser encontrados em supermercados e devem estar bem rotulados.
A opinião pública divide-se, os estudos científicos não são conclusivos e eu acho que, com este tipo de cultura, é como comer gato por lebre. A nível científico tudo é válido, ainda havemos de estar a comer fruta que contenha genes de animais!
Elsa Valada (adulta em processo de RVCC - NS)

Sem comentários: