segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

“Ficou o desejo de continuar a aprender…”

Na tarde do dia 19 de dezembro, a equipa do Centro Novas Oportunidades Fernando Namora esteve, mais uma vez, na aldeia de Bruscos e na escola onde tem desenvolvido, até ao momento, uma itinerância com candidatos em Processo de RVCC de nível Básico e Secundário.

Tendo em conta que a maior parte dos elementos da equipa não conhecia a localidade de Bruscos, antes da Sessão de Júri de Certificação, propusemos aos nossos candidatos uma visita guiada à aldeia, fazendo o percurso da procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição. Assim, tivemos oportunidade de conhecer os principais pontos de interesse, incluídos no “Explorando a minha Terra” dos candidatos a certificação, nomeadamente, o freixo, o carvalheiro, a fonte do lugar, a capela de Nossa Senhora da Conceição, as alminhas, entre outros locais dignos de uma visita.

No percurso realizado, pudemos observar o anexo construído pelo Sr. Carlos, as antiguidades do Sr. José Luís e os produtos hortícolas do Sr. Albano, verificando assim, in loco, as competências que os nossos candidatos têm desenvolvido na prática agrícola e na construção civil.

De referir ainda que além dos candidatos a certificação, tivemos o prazer de ser acompanhados por adultos certificados e alguns familiares.
Click to play this Smilebox slideshow
Concluída a visita, dirigimo-nos para as instalações da Escola de 1.º Ciclo e iniciámos a Sessão de Júri de Certificação, na qual estiveram presentes os candidatos a certificação de Nível Básico (Carlos Simões, Graça Lucas, Helder Correia e Lurdes Correia), a avaliadora externa, Dra. Daniela Veiga, o presidente da Junta de Freguesia de Vila Seca, José Facas Reis, e as pessoas que nos acompanharam na visita a Bruscos, incluindo o diretor e a coordenadora pedagógica do Centro Novas Oportunidades.

Ao longo das suas apresentações, os quatro candidatos reforçaram as mais-valias proporcionadas pelo processo de RVCC:

“Nas sessões de grupo os meus colegas apresentaram trabalhos que eu nunca imaginei que pudessem ser feitos daquela maneira e aquele que mais me cativou foi o origami apresentado pelo José Luís, ou seja, construções de papel feitas com folhas de revistas. Com as apresentações dos colegas pude, assim, aprender um pouco mais sobre agricultura, doçaria, construção civil e pintura automóvel. Na mostra de competências, realizada no dia 30 de setembro, na Escola de Bruscos, pude também expor um dos meus tapetes feitos em ponto de Arraiolos.” Lurdes Correia...

“O balanço que faço deste processo de RVCC, realizado em Bruscos, é muito positivo. Fui integrado num grupo com pessoas de diferentes idades e com histórias de vida muito ricas, por isso tive a oportunidade de mostrar aquilo que a vida me ensinou e de aprender com a experiência dos colegas. No decorrer do processo tive também sessões individuais com a profissional de RVC e com as formadoras das quatro áreas de Competências-Chave, nomeadamente, Matemática para a Vida, Cidadania e Empregabilidade, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Linguagem e Comunicação. (…) Posso dizer que valeu a pena frequentar este percurso porque fez com que valorizasse tudo aquilo que tenho aprendido com a experiência de vida. Ficou também o desejo de continuar a aprender não só em contexto de formação como também no contacto com aqueles que me rodeiam.” Helder Correia

Os nossos candidatos deixaram também muito claro o desejo de continuarem a aprender:

“…Agora, posso dizer que já tenho menos dificuldades na escrita, trabalho mais facilmente com o computador e mesmo acontece com a Internet. Ainda assim, sei que necessito de continuar a aprender para melhorar um pouco mais na escrita, na leitura e também na Matemática. Gostaria também de ir mais longe na minha qualificação escolar, frequentando o nível secundário e uma acção de formação de língua estrangeira (Francês).” Graça Lucas

“…quero continuar a praticar no computador para um dia poder fazer os meus orçamentos, enviar e-mails e entregar as minhas declarações de IRS sem sair de casa. Gostaria também de receber formação em áreas relacionadas com a minha profissão, por exemplo, sobre higiene e segurança no trabalho.” Carlos Simões

Felicitamos os candidatos certificados e ficamos a aguardar uma nova visita à bonita aldeia de Bruscos.

Sem comentários: