quarta-feira, 27 de julho de 2011

Abraçar uma oportunidade com toda a força!

"Quando surge uma oportunidade, temos de abraçá-la com toda a nossa força e fazer dela a nossa prioridade. Foi o que fiz, surgiu-me a possibilidade de concluir o Nível Secundário, através do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) e, assim, o determinei.

Como para mim esta oportunidade é uma mais-valia a nível profissional, dediquei-me a ela de corpo e alma. De igual modo, tento motivar todas as pessoas à minha volta, que também deixaram de estudar por diversas razões, a aproveitarem esta oportunidade que tanto nos enriquece.

Voltar à escola, para mim, foi muito bom. Aprendi muitas coisas, umas que já sabia mas estavam esquecidas, outras que não fazia ideia como eram, e que no futuro me vão ajudar, tanto a nível pessoal como profissional, por exemplo, em Cidadania e Profissionalidade fiquei a conhecer um pouco melhor os meus direitos e deveres enquanto trabalhadora, aprofundei o que se passou no dia 25 de Abril de 1974 e o que mudou com a implantação de um Estado Democrático. Nas sessões de grupo, dinamizadas pelas formadoras da área de Sociedade, Tecnologia e Ciência, também tive oportunidade de reflectir sobre alguns aspectos relacionados com a construção e arquitectura, tais como, riscos geológicos. Em Cultura, Língua, Comunicação, tive a possibilidade de recordar os meus conhecimentos de língua estrangeira, neste caso, de Inglês, e demonstrar as competências que tenho vindo adquirir na utilização desta língua.

Todas as aprendizagens e experiências de vida demonstradas ao longo do processo são fundamentais para qualquer cidadão, pois eu sinto-me mais enriquecida ao terminá-lo. Sabemos coisas e, por vezes, não lhe damos o valor que elas têm, só quando reflectimos sobre o assunto lhe damos importância.

O trabalho que fiz e que mais mexeu comigo foi uma pesquisa sobre campanhas que visam o combate à discriminação racial e a desconstrução de outros preconceitos, porque, no dia-a-dia não valorizamos este tipo de acção e que nos diz tanto se estivermos atentos.
Tive algumas dificuldades ao longo do processo tais como a conciliação de horários da escola com a vida familiar, mas quando queremos muito damos tudo por tudo. E como diz o ditado “ quem corre de gosto não cansa”.

É com muito gozo que termino este percurso assim como a formação de Inglês que fiz no decorrer do processo. Nesta senti muitas dificuldades, pois tinha estudado Inglês na escola mas já se tinham passado muitos anos. Com algum esforço consegui acompanhar os colegas de grupo, assim como fazer alguns trabalhos pedidos. No meu futuro, esta aprendizagem poderá ser muito importante, tanto a nível pessoal, na realização de uma viagem ao estrangeiro ou na simples compreensão da letra de uma música ou de uma publicidade, como a nível profissional, pelo enriquecimento que me proporciona. Nunca se sabe se um dia não darei continuidade a esta aprendizagem…"
Célia Galvão (candidata certificada no Nível Secundário)



Na tarde do dia 22 de Julho, o nosso Centro Novas Oportunidades realizou uma Sessão de Júri de Nível Secundário, com duas candidatas a certificação parcial e quatro candidatos a certificação total. Ao longo da Sessão, os nossos candidatos viveram momentos de alguma ansiedade mas, sobretudo, de alegria, apresentando perante o júri experiências significativas de âmbito profissional e social.
Felicitamos os candidatos pela concretização desta meta e desejamos que tenham um futuro repleto de sucessos e conquistas. Esperamos também que, em Setembro, as candidatas certificadas parcialmente iniciem o curso de Educação e Formação de Adultos com a mesma vontade de aprender e de investir na qualificação de Nível Secundário.

Sem comentários: