segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

"Eu gostava de aprender e era um revoltado por não ter tido condições para estudar"

Sempre gostei de aprender e nunca tive pejo em confessar que não sabia, até quando, nalguns casos, sabia. Isto serve para explicar a teima do meu antigo jogador e capitão de equipa, que me desafiou e me convenceu a vir para o Centro Novas Oportunidades, para obter a certificação de nível secundário. Todos nos conhecíamos muito bem e o Loio sabia que eu gostava de aprender e que era um revoltado por não ter tido condições para estudar e jogou a cartada certa, que me fez decidir, quando me disse que, agora, tinha possibilidades de aprender, sem pagar e perto de casa. Em boa hora eu vim. (...)
.
O que excedeu a minha expectativa foi o interesse que, aqueles que trabalharam comigo nesta certificação, manifestaram por mim e pela construção do meu Portefólio Reflexivo de Aprendizagens.
.
Fiquei também surpreendido com aquilo que consegui aprender em muitas áreas em que não sabia nada e talvez nunca viesse a saber, outras onde tinha imensas dúvidas porque me faltava qualquer coisa. Como exemplo, posso referir os grupos sanguíneos e a explicação em relação ao ADN.
.
Melhorei imenso o meu português. Aprendi a dar valor a coisas que antes não me interessavam. Nalgumas questões, a profissional de RVC e formadores detectaram nas frases coisas que não faziam sentido, faltas grandes na construção doutras, e sugeriram pequenos toques que mudaram para melhor todo o sentido que eu não conseguiria dar ao texto. Nalguns casos, só me indicavam um pequeno atalho e, eu próprio, conseguia chegar ao fim do caminho. Até eu, nalguns casos, ficava admirado, como foi possível aprender tanta coisa?
.
Do que gostei mais foi da liberdade que me deram de escolher o que gostaria de escrever e da maneira paciente como me ajudaram a corrigir, não apenas o que estava menos bom como também a maneira de ficar mais correcto.
.
Joaquim Fontes - candidato à certificação de nível secundário

Sem comentários: