segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Viagem ao passado…Iter in tempus praeteritum…

Os Romanos ressuscitaram…

Não, não é o que estão a pensar!
Os Romanos ressuscitaram pela memória dos elementos da Equipa Técnico Pedagógica do Cento Novas Opotunidades que, no dia VII de Outubro, visitaram, orientados pela D. Fernanda Sequeira , certificada com o 12.º ano, através do processo RVCC, as ruínas de Conímbriga, actividade integrada no Plano Anual de Actividades. Conímbriga era a maior cidade romana encontrada em Portugal e situada na via que ia de OLissipo (actual Lisboa) a Bracara Augusta (actual Braga).
Antes da visita propriamente dita, foi assinado o Protocolo de Colaboração com a Liga dos Amigos de Conímbriga, envolvendo os Directores desta e do Centro Novas Oportunidades. Protocolos à parte, iniciou-se a visita para a qual todos iam devidamente preparados: muito entusiasmo, galochas, sapatilhas e respectivo guarda-chuva, não fosse o S. Pedro pregar uma partida. Mas ainda bem que o S. Pedro estava ocupado a tratar de outros assuntos bem mais importantes do que fazer a vontade a uns simples viajantes.
A imaginação esteve presente e foi precisa muita para conseguir ver aquelas casas e estradas cheias de gente a falar Latim. Uns iam às compras ao Forum, outros banhavam-se publicamente nas termas, sem qualquer pudor. As crianças brincavam alegremente pelas ruas.
Já no que diz respeito à comida, esta devia ser bem apetitosa e abundante pois havia uma fila enorme em direcção ao Vomitório da Casa dos Repuxos. Neste momento, Mercúrio, disfarçado de Victor Nunes, desceu à terra e fez com que os repuxos dessem um ar da sua graça…
Chegou a hora do almoço… E que saboroso que estava!... Pena que, no Restaurante do Museu, não tenhamos tido umas cadeiras romanas para ser melhor apreciado! Agradável foi também a companhia da Direcção do nosso Agrupamento de Escolas.
As viagens no tempo são sempre surpreendentes. Quando será a próxima? Estão preparados?
Olga Azenha e Isabel Neves - Formadoras de LC/CLC





Sem comentários: