segunda-feira, 30 de março de 2009

Inscrição para os Exames ao abrigo do Decreto-Lei 357/2007 - Época de Maio

  • O prazo de inscrição para os exames a realizar na época de Maio é de 1 a 15 de Abril.

Não esqueçam e boa sorte para os exames!

A coordenadora do CNO

sexta-feira, 27 de março de 2009

HORA DO PLANETA


Sábado, dia 28 de Março, às 20.30h, vamos todos desligar as luzes durante 60 minutos.
Pretende-se este ano que mil milhões de pessoas, em mais de 1000 cidades, se unam em torno deste movimento e com este gesto simbólico mostrem que é possível tomar medidas contra o aquecimento global.
Vamos aderir à sensibilização por um PLANETA MAIS SAUDÁVEL.
Uma iniciativa da World Wild Fund (WWF) em defesa do ambiente.

sexta-feira, 20 de março de 2009

UFCD de Inglês

Encontro-me, neste momento, a realizar o processo de RVCC de nível secundário com a equipa do CNO da Escola Secundária Fernando Namora e também a frequentar a Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD) de Inglês, promovida por uma entidade formadora externa.
A possibilidade de frequentar UFCD’s na escola, para além das sessões do processo de RVCC, é óptima e, segundo o que constatei, é uma oportunidade que não é proporcionada por todos os Centros Novas Oportunidades. Considero que o Inglês é a língua actual e a língua do futuro e quaisquer noções básicas são bem-vindas.
As pessoas que conheço e que estão, neste momento, a realizar o processo de RVCC, de nível básico ou secundário, por uma ou outra razão, não conseguiram concluir os seus estudos na altura devida e, agora, como eu, querem aproveitar esta oportunidade de obtenção de uma certificação escolar.
Posto isto, quero dar os meus parabéns ao Centro Novas Oportunidades por esta iniciativa tão bem sucedida.


Ismael Sousa (adulto em processo de RVCC - NS)

terça-feira, 17 de março de 2009

Formação Modular Certificada


Vamos dar início a mais um Módulo de Processador de Texto.
Esta formação tem a duração de 50 horas, destina-se aos adultos que iniciaram o processo de RVCC e realiza-se às terças-feiras, das 20:00h às 23:00h, na Escola Secundária c/3º ciclo Fernando Namora, com a colaboração da entidade formadora Talentus

Invista na sua formação!

Inscreva-se no nosso Centro Novas Oportunidades.

domingo, 15 de março de 2009

SESSÃO DE JÚRI DE CERTIFICAÇÃO

No dia 12 de Março, pelas 20:30 horas, realizou-se mais uma sessão de certificação de competências de adultos em processo de RVCC de Nível Secundário.
Nem sempre é fácil conciliar o regresso à escola com todas as actividades pessoais, profissionais e familiares, mas a vontade de vencer supera todas as dificuldades. Foi o que aconteceu com os adultos Agostinho Gaspar, Amélia Jacob, Augusto Lucas, Cláudia Rodrigues e Carlos Vieira que com grande empenho, dedicação e muito sacrifício, concluíram o seu processo de RVCC alcançando, assim, a equivalência ao 12 º ano.
A todos as nossas felicitações e os maiores sucessos pessoais e profissionais.

terça-feira, 3 de março de 2009

Contrafacção

Decidi reflectir sobre o problema da contrafacção uma vez que, enquanto proprietário de uma loja de vestuário de marca, sou prejudicado por este fenómeno, que impossibilita transparência e igualdade de condições no mercado económico. Além disso, pretendo sensibilizar as pessoas para uma mudança de atitude face à compra de produtos contrafeitos.
De acordo com um dicionário enciclopédico português, o termo contrafacção significa “falsificação de produtos, valores, assinaturas...” e ainda “Obra que imita ou reproduz fraudulentamente outra”, bem como “Imitação fraudulenta”. Esta definição espelha, claramente, o problema que a contrafacção constitui e faz-me pensar nas consequências que este fenómeno pode acarretar para os agentes económicos, em geral, para o Estado, para os consumidores e para mim, em particular. Quem executa a contrafacção não tem custos com o desenvolvimento de produtos, não paga salários apropriados nem impostos ou outras taxas, do que resulta o lucro reduzido para os fabricantes legítimos, podendo originar, por sua vez, salários baixos e redução de postos de trabalho.
Quanto aos consumidores, a contrafacção coloca um sério perigo para a saúde e para a segurança, uma vez que tem vindo a aumentar no sector dos medicamentos, das peças de veículos automóveis, dos alimentos, dos brinquedos, dos produtos de uso pessoal ou dos aparelhos electrónicos e de uso doméstico. Quem executa a contrafacção não tem em conta as normas internacionais, nem efectua um controlo de qualidade, ameaçando a nossa saúde e segurança. No que diz respeito ao Estado, a contrafacção pode gerar perda de receita fiscal, perturbação no mercado, perda de confiança dos agentes económicos, redução do investimento em inovação e do crescimento económico; no domínio social, aumenta o desemprego, o trabalho clandestino e a imigração ilegal. Além disso, todos os intervenientes do mercado podem enfrentar riscos de responsabilidade civil e criminal dado que todos somos responsáveis pelo que vendemos e pelo que compramos. Por estes motivos, deixo aqui o meu alerta: ao adquirir um produto, escolha qualidade, certifique-se que é genuíno, verificando a etiqueta, que, além de indicar os cuidados a ter para a conservação do produto, deverá estar fixa na peça de roupa e na costura e à vista do comprador; adquira produtos em superfícies que lhe garantam confiança e peça, sempre, a factura comprovativa do pagamento pois, caso não siga estes conselhos, pode estar a compactuar com a contrafacção, originando, assim, uma fuga aos impostos por parte de quem comercializa os produtos contrafeitos e o prejuízo de quem cumpre com os seus deveres fiscais.
Carlos Alberto Simões Vieira (Adulto em processo de RVCC - NS)

SESSÃO DE JÚRI DE CERTIFICAÇÃO

No dia 12 de Fevereiro decorreu mais uma sessão de certificação de adultos em processo de RVCC de Nível Secundário.
Os quatro adultos Adelaide Silva, Daniel Grilo, Vitor Martins e Paula Veiga demonstraram perante o Júri, algumas das muitas competências evidenciadas nos seus Portefólios Reflexivos de Aprendizagens. Foi um momento de partilha e aprendizagem para todos os presentes.
O Júri e toda a equipa pedagógica dão os parabéns a todos os adultos, pelo empenho e dedicação demonstrado ao longo de todo o Processo e desejam que este momento represente o início de uma nova etapa para a sua qualificação escolar e profissional.
A equipa agradece a presença do Dr. João Lima, Avaliador Externo.

A coordenadora do CNO

segunda-feira, 2 de março de 2009

O processo de RVCC

Já muito se disse sobre o programa Novas Oportunidades, mas sabemos que para falar do processo de RVCC é preciso conhecer e perceber a mais-valia de auto valorização e consciencialização que gera esta abordagem interdependente e interligada dos saberes. Este é, talvez, um passo para a mudança uma vez que tem, desde logo, a grande vantagem de abrir horizontes aos que decidem por aqui passar. No entanto, não posso deixar de afirmar que, a realização do processo de RVCC, implica um grande esforço e uma grande dose de persistência da nossa parte, e também da equipa que nos acompanha, que nos estimula e que torna a tarefa gratificante. Por vezes, são estes pequenos passos que fazem crescer em nós novos caminhos e ter vontade de dar grandes caminhadas. De repente, já se pesquisam temas e desperta-se o interesse por áreas que estavam um pouco esquecidas. Ao fazermos uma retrospectiva da nossa vida, encontramos e redescobrimos momentos muito importantes e que há muito estavam esquecidos sem o olhar de orgulho que tantos merecem. Os que pensam que nem se vai aprender nada deviam experimentar, porque depois percebemos que nos dá algum alento para melhorar, para dedicar mais tempo a escrever, a ler, tempo que às vezes ficava esquecido nas cores da televisão. Vale a pena porque nos torna mais despertos, mais activos, e mais dispostos a pensar, a reflectir, a ter opiniões, tantas vezes arrumadas no espaço “não tenho tempo”. Vale sempre a pena experimentar uma nova proposta de enriquecimento da mente.


Citando Leonardo da Vinci: “Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”.


Fernanda Barrocas
(Adulta em processo de RVCC – NS)