quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O CNO da Escola Secundária de Condeixa



Na sequência da realização de várias Sessões de Júri no Centro Novas Oportunidade da Escola Secundária de Condeixa que tenho vindo a acompanhar, é com grande satisfação que partilho convosco a minha experiência enquanto Avaliadora Externa deste CNO. Trata-se de uma Escola aberta às necessidades da população, de modo particular, adulta. Digo isto porque, para a população jovem, é suposto que todas as Escolas se encontram vocacionadas porém, o mesmo pode não acontecer no que se refere à camada adulta. Ainda antes da existência das Novas Oportunidades, já a Escola Secundária Fernando Namora se dedicava à formação dos adultos através do Ensino Recorrente. É caso para felicitar esta Escola pela sua sensibilidade e empenho na formação e elevação dos níveis académicos da camada adulta.
Tem sido para mim muito gratificante e mesmo estimulante, trabalhar com a Equipa do CNO da Escola Secundária de Condeixa. Ao longo destes dois anos, a Equipa de formadores já sofreu várias substituições porém, o perfil destes profissionais, tem-se assumido, não apenas como a transmissão de informação e de conhecimentos, mas sobretudo como a construção de uma relação afectiva entre a “pessoa adulta”, uma equipa que interiorizou o perfil de quem trabalha com adultos.
As Sessões de Júri que temos levado a efeito, têm sido de facto marcantes; marcantes pelo elevado nível de trabalho dos adultos, pelo seu envolvimento, esforço e persistência e da própria Equipa de Formadores os quais, para além da competência profissional que os caracteriza, se dedicam sem medida às necessidades dos adultos em processo e formação. Uma Equipa que tem vindo a imprimir grande sentido de seriedade e responsabilidade no seu trabalho, sempre receptiva a novas propostas e sugestões.
Por vezes ouvem-se comentários menos favoráveis a propósito das pessoas que são certificadas através do processo RVCC - Novas Oportunidades. Se tivessem assistido a uma Sessão de Júri de Validação, certamente que se pronunciariam de modo diferente. É que para além dos adultos poderem ver certificadas as suas competências, estas Sessões são, simultaneamente, uma excelente oportunidade para o cruzamento e partilha de saberes. E, por vezes, chega a ser mesmo emocionante ver pessoas a recuperar o sentido de vida e afirmação pessoal da sua dignidade! Se muito se ensina, muito se aprende. É isto o que tem vindo a acontecer nas Sessões desta CNO pois, à medida que as Sessões de Júri se sucedem, é crescente o seu nível da qualidade.
No final de cada Sessão de Júri, fica sempre uma palavra de agradecimento a todos: à Escola pelo que acima referi, à Equipa Formadora pelo seu empenho e dedicação, e por último aos adultos pela possibilidade de poderem partilhar connosco a riqueza dos seus saberes e das suas aprendizagens construídas ao longo da vida. Efectivamente, só com o esforço conjunto de todos, se consegue obter resultados como estes.
Parabéns a todos e os melhores êxitos para o Novo Ano de 2009!
A Avaliadora Externa
Maria Luísa Esteves da Silva

Sem comentários: