terça-feira, 20 de janeiro de 2009

APRENDER... SEMPRE!


No mundo global que partilhamos, vivemos numa constante aprendizagem. Hoje, mais que nunca, através das novas tecnologias ou pela “proximidade” a que estamos de outros países, de outras culturas, vivemos numa era em que, pelo simples facto de existirmos, diariamente aprendemos coisas novas.
Quando refiro a “proximidade” entre países e culturas, estou a falar da facilidade com que hoje se viaja, sim, porque actualmente a distância “mede-se” em tempo… horas, minutos… Deixou de fazer sentido dizer que Paris dista 1500 km de Coimbra, para hoje se comentar, quando se fala em viajar, que estamos apenas a 2 horas de voo de Paris…
O factor “proximidade” está também na internet, a maior fonte de conhecimento disponível para todos, um novo mundo virtual que chega a nossas casas ao toque de um simples “clique”.
Também as novas oportunidades agora concedidas através dos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, vão permitir a muitas pessoas que, ao longo de uma vida, adquiriram conhecimentos, na sua carreira profissional e em termos pessoais, os possam agora ver reconhecidos e certificados, factor de grande motivação e satisfação pessoal, para quem aprendeu com a vida, permitindo dar o “passo em frente”, alargar os horizontes ou simplesmente fazer justiça, validando todos os saberes adquiridos.
Na minha adolescência, o simples facto de continuar os estudos, ingressar na universidade e frequentar um curso superior, era uma oportunidade acessível só para alguns, e não se pense que era para os mais inteligentes, não! Era para filhos de famílias que tinham posses, capacidade económica para investir na sua educação. Muito cedo comecei a lutar pela vida, a empenhar-me numa carreira profissional, mas sempre à procura de oportunidades para aprender mais, para me actualizar, para me formar, o que me permitiu adquirir um vasto conhecimento que agora gostarei de ver certificado.
Citando Marcel Proust: "A sabedoria não nos é dada. É preciso descobri-la por nós mesmos, depois de uma viagem que ninguém nos pode poupar ou fazer por nós."

José Carlos Reis
(Adulto em processo de RVCC NS)

Sem comentários: