terça-feira, 20 de janeiro de 2009

APRENDER... SEMPRE!


No mundo global que partilhamos, vivemos numa constante aprendizagem. Hoje, mais que nunca, através das novas tecnologias ou pela “proximidade” a que estamos de outros países, de outras culturas, vivemos numa era em que, pelo simples facto de existirmos, diariamente aprendemos coisas novas.
Quando refiro a “proximidade” entre países e culturas, estou a falar da facilidade com que hoje se viaja, sim, porque actualmente a distância “mede-se” em tempo… horas, minutos… Deixou de fazer sentido dizer que Paris dista 1500 km de Coimbra, para hoje se comentar, quando se fala em viajar, que estamos apenas a 2 horas de voo de Paris…
O factor “proximidade” está também na internet, a maior fonte de conhecimento disponível para todos, um novo mundo virtual que chega a nossas casas ao toque de um simples “clique”.
Também as novas oportunidades agora concedidas através dos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, vão permitir a muitas pessoas que, ao longo de uma vida, adquiriram conhecimentos, na sua carreira profissional e em termos pessoais, os possam agora ver reconhecidos e certificados, factor de grande motivação e satisfação pessoal, para quem aprendeu com a vida, permitindo dar o “passo em frente”, alargar os horizontes ou simplesmente fazer justiça, validando todos os saberes adquiridos.
Na minha adolescência, o simples facto de continuar os estudos, ingressar na universidade e frequentar um curso superior, era uma oportunidade acessível só para alguns, e não se pense que era para os mais inteligentes, não! Era para filhos de famílias que tinham posses, capacidade económica para investir na sua educação. Muito cedo comecei a lutar pela vida, a empenhar-me numa carreira profissional, mas sempre à procura de oportunidades para aprender mais, para me actualizar, para me formar, o que me permitiu adquirir um vasto conhecimento que agora gostarei de ver certificado.
Citando Marcel Proust: "A sabedoria não nos é dada. É preciso descobri-la por nós mesmos, depois de uma viagem que ninguém nos pode poupar ou fazer por nós."

José Carlos Reis
(Adulto em processo de RVCC NS)

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Um Sorriso

Olá!
Parabéns por não ter deixado fugir esta oportunidade que a vida lhe proporcionou! Não a considere apenas um meio para atingir um objectivo, o 9.º/12.º ano, mas pense nela como um meio para conseguir realizar outros objectivos, outros sonhos.
É claro que a vida lhe ensinou que não é fácil obter o que se deseja. Porém, não se esqueça que se valoriza muito mais aquilo que se consegue com trabalho, esforço e dedicação do que o que se consegue com facilidade e, quando estiver menos confiante, pense na força que um simples sorriso pode conter.


Simplesmente, sorria!


Sorria para a vida,
sorria para o amor,
deixe a paz ser sua amiga,
esqueça que existe a dor…
Sorria com vontade,
sorria com emoção,
deixe fluir a felicidade
que está no seu coração…
Sorrir abre seu caminho
e evita o mau humor,
abre alas de mansinho
para o carinho e para o amor.
Então sorria a todo dia,
sorria a toda a hora,
sorria com alegria,
sorria mesmo agora…
Simplesmente, sorria!
Jéssica Beck

A Formadora de CLC
Isabel Neves

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O CNO da Escola Secundária de Condeixa



Na sequência da realização de várias Sessões de Júri no Centro Novas Oportunidade da Escola Secundária de Condeixa que tenho vindo a acompanhar, é com grande satisfação que partilho convosco a minha experiência enquanto Avaliadora Externa deste CNO. Trata-se de uma Escola aberta às necessidades da população, de modo particular, adulta. Digo isto porque, para a população jovem, é suposto que todas as Escolas se encontram vocacionadas porém, o mesmo pode não acontecer no que se refere à camada adulta. Ainda antes da existência das Novas Oportunidades, já a Escola Secundária Fernando Namora se dedicava à formação dos adultos através do Ensino Recorrente. É caso para felicitar esta Escola pela sua sensibilidade e empenho na formação e elevação dos níveis académicos da camada adulta.
Tem sido para mim muito gratificante e mesmo estimulante, trabalhar com a Equipa do CNO da Escola Secundária de Condeixa. Ao longo destes dois anos, a Equipa de formadores já sofreu várias substituições porém, o perfil destes profissionais, tem-se assumido, não apenas como a transmissão de informação e de conhecimentos, mas sobretudo como a construção de uma relação afectiva entre a “pessoa adulta”, uma equipa que interiorizou o perfil de quem trabalha com adultos.
As Sessões de Júri que temos levado a efeito, têm sido de facto marcantes; marcantes pelo elevado nível de trabalho dos adultos, pelo seu envolvimento, esforço e persistência e da própria Equipa de Formadores os quais, para além da competência profissional que os caracteriza, se dedicam sem medida às necessidades dos adultos em processo e formação. Uma Equipa que tem vindo a imprimir grande sentido de seriedade e responsabilidade no seu trabalho, sempre receptiva a novas propostas e sugestões.
Por vezes ouvem-se comentários menos favoráveis a propósito das pessoas que são certificadas através do processo RVCC - Novas Oportunidades. Se tivessem assistido a uma Sessão de Júri de Validação, certamente que se pronunciariam de modo diferente. É que para além dos adultos poderem ver certificadas as suas competências, estas Sessões são, simultaneamente, uma excelente oportunidade para o cruzamento e partilha de saberes. E, por vezes, chega a ser mesmo emocionante ver pessoas a recuperar o sentido de vida e afirmação pessoal da sua dignidade! Se muito se ensina, muito se aprende. É isto o que tem vindo a acontecer nas Sessões desta CNO pois, à medida que as Sessões de Júri se sucedem, é crescente o seu nível da qualidade.
No final de cada Sessão de Júri, fica sempre uma palavra de agradecimento a todos: à Escola pelo que acima referi, à Equipa Formadora pelo seu empenho e dedicação, e por último aos adultos pela possibilidade de poderem partilhar connosco a riqueza dos seus saberes e das suas aprendizagens construídas ao longo da vida. Efectivamente, só com o esforço conjunto de todos, se consegue obter resultados como estes.
Parabéns a todos e os melhores êxitos para o Novo Ano de 2009!
A Avaliadora Externa
Maria Luísa Esteves da Silva

domingo, 4 de janeiro de 2009

Janeiro de 2009

Chegou o momento do balanço... da análise dos pontos fortes e dos pontos fracos e de delinear o rumo pretendido para 2009, tentando alcançar as metas definidas!
Recordando o 2º Encontro de CNOs, deixo aqui um vídeo, com uma música da minha preferência e, como referiu a Dra Filomena Sousa, Avaliadora Externa, na sua apresentação, parte da sua letra enquadra-se nas histórias de vida dos nossos adultos e a música transmite o entusiamo e a garra necessários a quem se envolve na Iniciativa das Novas Oportunidades.
Um Bom Ano de 2009!
Alice Santos