segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Vale a pena recordar...

Vale sempre a pena recordar bons momentos, como aqueles que vivemos no dia 30 de setembro, nas instalações de uma antiga escola de primeiro ciclo, em Bruscos (freguesia de Vila Seca), no culminar de uma semana dedicada à Educação e Formação de Adultos. Neste último dia, mereceu especial destaque o grupo de candidatos que, em janeiro de 2011, iniciou o Processo de RVCC através de uma das itinerâncias deste Centro Novas Oportunidades.

llllllllllllllllllllllllllllClick to play this Smilebox slideshow


À entrada da escola, numa das salas onde tantas crianças sentiram a alegria de aprender a ler e a escrever, demos a conhecer alguns dos talentos dos nossos candidatos, através de uma mostra que permitiu que cada um apresentasse saberes adquiridos noutra escola, a “escola da vida”. Neste espaço, apreciaram-se utensílios e técnicas utilizadas na agricultura e na construção civil, provérbios escritos em caligrafia inglesa e francesa, a decoração de um espaço, a receita (e o produto final) de umas queijadas deliciosas, peças de origami, bordados e outros delicados lavores. Numa das mesas desta mostra estava também uma lousa, lembrando a simplicidade de outros tempos, aparos, tinteiros, bem como alguns dos livros escolares dos nossos candidatos (manuais de Matemática, de Geometria e de Desenho), centenas de vezes folheados pela vontade de aprender sempre mais…

No final da tarde, decorreu uma Sessão de Júri de Nível Básico, na qual estiveram presentes os candidatos a certificação (António Carvalho, Aida Paiva e Albano Dias), colegas de grupo e familiares, a avaliadora externa, a nossa equipa e outros elementos do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova.

As apresentações tiveram início com o candidato António Carvalho que explicou, com a boa disposição a que nos habituou desde o início do processo, de que forma construía habitações, passo a passo, sem esquecer os cálculos que ainda efetua, pelo gosto de recordar a Matemática que conheceu no bancos de escola e que desenvolveu num longo percurso dedicado à construção civil. Em seguida, pudemos assistir à apresentação da candidata Aida Paiva que expôs, de forma inspiradora, a elaboração e a execução de um projeto de decoração, incluindo uma análise da planta da divisão e outros detalhes, associados à gestão de orçamentos e à preservação ambiental. Por fim, foi com entusiasmo que acompanhámos o candidato Albano Dias numa pormenorizada descrição da cultura do milho, desde as técnicas aos utensílios, passando pela evolução a que tem assistido na sua prática agrícola.

No final deste dia, houve ainda outros momentos dignos de registo: a entrega de certificados aos formandos que frequentaram as Unidades de Formação de Curta Duração de Processador de Texto e Folha de Cálculo (ministradas pela Inweb) e a atuação do Grupo de Cantares de Vila Seca, com cantigas populares que nos “transportaram” para outras épocas, outros lugares...

O dia terminou com um delicioso lanche que proporcionou a todos uma agradável convivência.

Momentos assim vale a pena recordar e partilhar com que nos acompanha neste blogue…

Sem comentários: