domingo, 20 de setembro de 2009

Novas Oportunidades a ler+

No quadro do trabalho que tem vindo a desenvolver, o Plano Nacional de Leitura (PNL) está a promover, em parceria com a Agência Nacional para a Qualificação (ANQ) e de forma articulada com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), um novo projecto designado Novas Oportunidades a Ler +

Pretende-se consolidar o trabalho que tem vindo a ser feito pelos Centros de Novas Oportunidades (CNO) com os adultos que os frequentam, para que estes aprofundem o seu gosto pela leitura e descubram o prazer de ler.

Os Centros são convidados a explorarem os momentos e as actividades mais convenientes para a promoção de hábitos de leitura. Este processo pode ser feito de diversas formas e em diversos contextos ao longo do período em que o adulto desenvolve o seu trabalho junto do CNO.

O projecto rege-se por um conjunto de linhas orientadoras, que visam o aprofundamento de:- Ambientes de leitura nos Centros de Novas Oportunidades- Dinâmicas e percursos pessoais de leitura - Práticas que suscitem um acesso regular a bibliotecas e ao uso dos seus recursos.

A concretização destas linhas passa pela promoção de actividades, como por exemplo:- A leitura em família, estimulando-se os adultos a lerem com as crianças do seu círculo familiar e do seu círculo de amigos - A leitura livre, motivando-se os adultos a lerem sobre os assuntos que mais lhes interessam- A ida frequente a bibliotecas e a utilização de documentos e de materiais aí existentes - A participação em comunidades de leitores.

Os dinamizadores das actividades de promoção da leitura são os elementos das equipas técnico-pedagógicas dos Centros de Novas Oportunidades em articulação com os responsáveis pelas bibliotecas, nomeadamente, as bibliotecas escolares.


A nossa equipa vai aderir a este projecto e fomentar ainda mais o gosto pela leitura!

Para saber +
A coordenadora pedagógica

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Formação Modular - Espanhol iniciação




No dia 16 de Setembro vai começar uma Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD-Formação Modular) em Língua Estrangeira-Espanhol Iniciação com a duração de 50 horas. Esta formação vai decorrer na Escola Secundária Fernando Namora e realiza-se com a colaboração do CECOA.
A coordenadora pedagógica

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Formação Modular - Inglês continuação


No dia 14 de Setembro vai começar uma Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD/Formação Modular) em Língua Estrangeira-Inglês Continuação com a duração de 50 horas.
Esta formação vai decorrer na Escola Secundária Fernando Namora, às segundas e quartas-feiras, das 20:00h às 23:00h e realiza-se com a colaboração do CECOA.
A coordenadora pedagógica

Reflexão final...


Chamo-me Adelaide, tenho 40 anos, moro em Casével e sou funcionária dos Bombeiros desta Vila, com a categoria profissional de administrativa.
Após a conclusão do meu processo RVCC, o balanço final que faço é muito positivo, apesar de, no início, as dúvidas relativas à maneira como iria decorrer terem sido muitas. O desespero era tão grande que, muitas vezes, pensei em desistir mas, como diz o nosso povo, só desistem os fracos! Assim, apesar de ter enfrentado algumas inquietações e contrariedades, fui capaz de gerir a minha auto-confiança, estando de olhos postos no futuro, mantendo uma atitude positiva e aproveitando as oportunidades que me eram dadas.
Em relação aos trabalhos desenvolvidos, penso que consolidei alguns conhecimentos porque o que me era solicitado estava dentro de áreas do meu conhecimento. Quando efectuava alguma pesquisa para completar algum trabalho acabava por aprofundar esses conhecimentos, completá-los e consolidá-los. Além disso, de uma maneira geral, recordava alguns conhecimentos já esquecidos, de tempos de escola ou de experiências adquiridas ao longo dos anos, pelo que considero que este processo RVCC me ajudou a desenvolver as competências que já tinha.
Apesar da carga horária, em termos profissionais, e da dificuldade constante em gerir o tempo devido a compromissos, principalmente, com a família, tenho que assumir que foi positivo a todos os níveis e que, em termos de futuro, quero continuar a aprender e a aproveitar todas as oportunidades que a vida me possa proporcionar, uma vez que com a construção do meu Portefólio Reflexivo de Aprendizagens apercebi-me que tenho ainda muito para aprender. Sei que agora tenho à minha frente um vasto leque de possibilidades para continuar a valorizar-me, nomeadamente, o ingresso no ensino superior, o que possibilitará a mim e à minha família mais qualidade de vida. Esta foi a minha forma de enfrentar este grande desafio!
Não posso deixar de expressar o meu sincero obrigada às orientadoras que tanto contribuíram para a minha mudança de atitude e de pensar. Foram tão generosas comigo, que é com orgulho que lhes agradeço muito!
A todos os que estão no processo e aos que estão para ingressar nesta aventura, não esperem facilitismo, não digam quando concluírem, que foi fácil, não acreditem no que vos dizem sobre as facilidades dos outros CNOs, cada CNO trabalha de acordo com os instrumentos que possui e com as equipas de que dispõe. O RVCC Secundário está longe de ser um processo fácil mas é isso que se quer, que não seja simples, pelo contrário, que seja complicado, com vários obstáculos para que cada adulto consiga através da sua experiência de vida e com auto-formação, ultrapassar cada um deles com afinco, trabalho e dedicação, pois só assim este processo é credível, só deste modo o nosso diploma é válido e respeitado.
Por isso, não consigo deixar de pensar que esta meta final é o início de uma longa caminhada que se constrói, sempre caminhando!
E agora, para terminar, um poema de Fernando Pessoa:
"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas não esqueço que a minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho? Guardo-as todas, um dia vou construir um castelo..."

Adelaide Silva

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Sessões de Júri - Nível Secundário

Nos dias 14 e 22 de Julho o Centro Novas Oportunidades Fernando Namora realizou duas sessões de júri de certificação de nível secundário. Mais uma vez, deixamos as fotografias para os nossos certificados recordarem o dia em que concluiram o secundário. Parabéns aos certificados!


domingo, 6 de setembro de 2009

Setembro...

Terminado o período em que “fazemos só o que nos apetece” cá estamos de regresso ao trabalho!
Desejo a todos um excelente regresso com muita vontade, energia, paciência e criatividade para enfrentar a mudança e os desafios de mais um ano escolar.

Bom trabalho!

a coordenadora pedagógica