terça-feira, 31 de maio de 2011
Convite
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Sessão móvel de recolha de Sangue
O Centro Novas Oportunidades informa que devido ao número insuficiente de inscrições não foi possivel realizar a recolha móvel de sangue no Agrupamento de Escolas de Condeixa, prevista para o dia 14 de Junho. A todos os interessados em concretizar a sua dádiva, sugerimos que consultem o site www.ipsangue.org para averiguar quais as brigadas de recolha móvel previstas num local perto de si, ou em alternativa que se dirijam directamente às instalações do Instituto Português de Sangue em Coimbra!
Obrigado.
terça-feira, 17 de maio de 2011
O Saber da Experiência
No dia 13 de Maio realizámos na Biblioteca Escolar uma Sessão de Júri de Certificação de Nível Secundário, com dois candidatos a certificação parcial e seis candidatos a certificação total.
Ao longo da Sessão, foram apresentadas experiências profissionais e saberes adquiridos em diversas áreas, tais como electricidade, hotelaria, prestação de cuidados a idosos, doentes e crianças. De igual modo, foram exploradas actividades de tempos livres, merecedoras de destaque pela sua riqueza cultural e pelo contributo dado à comunidade local. No decorrer da Sessão, pudemos ainda assistir a apresentações práticas de Mise en Place, esculturas em fruta e vegetais, utilização de um extintor e manobra de Heimlich.
Em breve, os candidatos certificados parcialmente integrarão o Curso de Educação e Formação de Adultos, de forma a concluírem o Nível Secundário. Os candidatos certificados totalmente darão continuidade à formação modular que iniciaram no Centro Novas Oportunidades, dando assim o primeiro passo para a concretização do Plano de Desenvolvimento Pessoal que elaboraram, em conjunto com a equipa e avaliador externo.
Para reflectir, fica um texto de Mark Twain sobre o "Saber da Experiência":
"É sempre melhor comprovar as coisas pela experiência do que apenas saber. Porque se se depende da adivinhação ou suposição ou de conjecturas, nunca se fica educado. Há coisas que não podemos descobrir mas nunca perceberemos se são desse tipo se não experimentarmos. Pois é, temos de ser pacientes e perseverar na experiência até compreendermos que não podemos compreender. E é maravilhoso quando assim é, torna o mundo tão interessante. Se não houvesse nada para descobrir seria uma chatice. Só mesmo o tentar descobrir e não conseguir é tão interessante como o tentar descobrir e consegui-lo, se calhar até mais, não sei..."
Mark Twain, in 'O Diário de Adão e Eva'
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Um Projecto Educativo Para TODOS!
domingo, 8 de maio de 2011
Explorando em Acção - "Caminho de Santiago"
Inscreva-se até ao dia 18 de Maio, no Centro Novas Oportunidades ou na Junta de Freguesia do Zambujal!
quarta-feira, 4 de maio de 2011
"Entre marido e mulher temos de meter a colher"
De acordo com as estatísticas da APAV, de 2010, publicadas no site http://www.apav.pt, esta associação assinalou 16 972 factos criminosos repartidos por 6 categorias criminais, como ilustra o gráfico. Verifica-se que a violência doméstica representa 82% desses factos, o que considero bastante preocupante. Todos nós temos a responsabilidade de denunciar estas situações porque o velho ditado “entre marido e mulher não metas a colher” está ultrapassado. Além disso, alerto para o facto da violência doméstica ser considerada crime público. Por isso, não compactue, denuncie às autoridades!
http://www.apav.pt/portal/pdf/Sumula_Estatisticas_APAV_2010_.pdf
Marta Fernandes, candidata em Processo de RVCC de nível secundário
Jogos electrónicos alteram o comportamento de crianças e jovens
Li no site http://debatepublico.com/temas/2011/04/13/jogos-electronicos-games-altera-o-comportamento-das-criancas-e-adolescentes/ o texto “Jogos electrónicos, games altera o comportamento das crianças e adolescentes?” publicado por Sara a 13 de Abril de 2011, no qual se mostra a opinião de alguns psicólogos, para os quais “os jogos electrónicos têm mais poder que a televisão de influenciar um comportamento violento na criança e no adolescente. Especialistas explicam que na TV o telespectador apenas recebe as informações, enquanto no vídeo game ele participa das actividades, que podem ser inocentes como uma corrida de carros ou violentas como um de lutas. […] Para muitos as férias são uma oportunidade para enfim poder alimentar o seu vício, o seu desejo, ficam o dia todo trancados em casa, esquecem de conviver com os demais, o que faz com que eles estejam numa completa solidão.”
Por isso, se tem amigos ou conhecidos que sejam viciados neste tipo de jogos, por favor, avise-os que devem consultar o site acima referido. Há outras maneiras mais saudáveis de ocupar o tempo livre. Passeie e pratique BTT, entre outras actividades desportivas.
Rui Silva – candidato em Processo de RVCC – Nível Secundário