segunda-feira, 28 de março de 2011

Aprender a empreender...


Pensando nos candidatos que desejam criar o seu próprio negócio e pôr em prática novos projectos de vida, a equipa do Centro Novas Oportunidades, em colaboração com a GesEntrepreneur, organizou uma sessão de esclarecimento e um workshop sobre Empreendedorismo. Nestes dois momentos estiveram presentes candidatos em Processo de RVCC, adultos certificados (níveis básico e secundário) e formandos do curso EFA.


Para quem ainda não está familiarizado com este conceito, empreender “é, acima de tudo, uma atitude mental que engloba a motivação e a capacidade de um indivíduo, isolado ou integrado num organismo, para identificar uma oportunidade e para a concretizar com o objectivo de produzir um novo valor ou um resultado económico.” (http://www.eo-net.org/pt/eon_info/apoio-ao-empreendedor)


Ao longo destas sessões partilharam-se experiências (com uma pitada de humor), ideias e projectos, bem ou mal sucedidos, e foram apresentadas algumas das ferramentas necessárias a qualquer pessoa que queira lançar-se na aventura do empreendedorismo. Para que isso aconteça, é fundamental ter espírito empreendedor, “vontade de criar o seu próprio negócio - por falta de alternativas profissionais ou devido a uma motivação genuína, capacidade para identificar e avaliar a ideia/as oportunidades, desenvolver o plano de negócios, determinar e captar os recursos necessários e gerir a empresa criada.” (http://cdp.portodigital.pt/empreendedorismo/uma-alternativa-laboral/o-processo-empreendedor/)


Em suma, é necessário identificar novas oportunidades que proporcionem autonomia e um futuro mais risonho!


Segue-se um vídeo que será, certamente, fonte de inspiração...



Não esquecer... "O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência." Henry Ford

sexta-feira, 25 de março de 2011

O Sobreendividamento das Famílias

Integrada nos "Encontros com Sumo" promovidos pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor-DECO a sessão de (in)formação destina-se a toda a comunidade interessada em participar e que proceda a sua inscrição no Centro Novas Oportunidades.
Ao longo da sessão, Carolina Silva, do Gabinete de Apoio ao Sobreedividamento da DECO, falará sobre diversas questões relacionadas com esta temática , nomeadamente a elaboração e gestão do orçamento familiar, causas do sobreendividamento, conselhos para reduzir os gastos mensais, e a importância da poupança.

Participe nesta sessão e seja um cidadão mais esclarecido e responsável!

HORA DO PLANETA - 26 de Março às 20:30h

Porquê apagar as luzes?

Antes de mais há que ter consciência que este apagar de luzes por uma hora é meramente um gesto simbólico, mas que pode ser representativo de um elevar da consciência de todos para um problema que é, igualmente, de todos: as alterações climáticas.

A verdade é que este simples gesto, tem despertado em todo o mundo compromissos capazes de ir marcando a diferença numa base diária contínua e tem levado a uma verdadeira mudança de hábitos de vida de cidadãos, empresas e governos que começam a despertar para compromissos válidos e práticos a favor desta luta.

Assim, apagar as luzes:

É mostrar que estamos preocupados com o aquecimento do planeta e queremos dar nossa contribuição, influenciando e pedindo acções de redução das emissões e de adaptação às mudanças climáticas, combatendo a desflorestação e conservando os nossos ecossistemas;
É um incentivo ao diálogo dos manifestantes entre si e entre esses e os governos e empresas;
É um acto que simboliza a eficiência e o uso de todos os recursos com inteligência, responsabilidade e de forma sustentável.


HORA DO PLANETA 2011
Sábado, 26 de Março às 20:30h

Apague as luzes e ilumine esta ideia por um Planeta Vivo.
Vá além desta hora na luta contra as alterações climáticas!

Fonte: aqui

terça-feira, 22 de março de 2011



A Novotecna – Associação para o Desenvolvimento Tecnológico, vai promover Cursos de Especialização Tecnológica – Nível V: Tecnologia Mecatrónica (1500 Horas, podendo tendo um plano de formação adicional de 600 horas, para os formandos que não tem o 12.º ano completo) Automação, Robótica e Controlo Industrial (1500 Horas, podendo tendo um plano de formação adicional de 600 horas, para os formandos que não tem o 12.º ano completo) Gestão da Qualidade e Ambiente (1500 Horas, podendo tendo um plano de formação adicional de 600 horas, para os formandos que não tem o 12.º ano completo) Estes cursos são financiados no âmbito do POPH, pelo que não tem qualquer custo para os formandos, tendo eles ainda direito a receber subsídio de alimentação e transporte.
Destinam-se a formandos com o 12.º ano incompleto, 12.º ano completo e possuidores de CETS/bacharelato/licenciatura que necessitem de requalificação profissional. Irão decorrer em horário laboral (9:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00) e pós-laboral (19:00 às 23:00), nas nossas instalações em Coimbra (Complexo Tecnológico de Coimbra – Rua Coronel Júlio Veiga Simão – Loreto).
Os interessados deverão entrar em contacto com o Centro Novas Oportunidades pelo 239940206 ou 239940200 e através do email cno.fernando.namora@gmail.com.