As belas e ricas " histórias de Vida" dos vossos/nossos adultos, motivaram-me a fazer esta reflexão que venho partilhar convosco.
Penso que nunca é demais reflectir sobre a "riqueza" que o Programa das Novas Oportunidades nos permite vivenciar em cada Sessão de Júri que se vai realizando. É, sem dúvida, uma grande fonte de riqueza!
Se estivermos atentos aos diversos programas da TV, verificamos que, de uma forma recorrente, se vai abordando a questão da perda de valores.
De facto, vivemos num contexto actual de crise, sobretudo de falta de valores sólidos e dignificantes, numa sociedade marcada pelo individualismo, materialismo e comodismo. Contudo, numa breve observação pelos vários Centros Novas Oportuidades por onde vou passando, facilmente reconheceremos que nem todos vivem assim. “Histórias de Vida” ricas de sentido e de significado, evidenciando valores que se sobrepõem aos anteriores o que não deixam de me interpelar.
É nesta perspectiva que gostaria de partilhar convosco alguns destes testemunhos.
Ora vejamos! Em Pombal foi significativo o caso de uma senhora; mulher simples, franca, generosa e muito rica no seu interior com uma História de Vida feita de doação e de entrega ao serviço dos mais carenciados. E o que nos diz o seu Plano de Desenvolvimento Pessoal? No futuro, diz: “ gostaria de fazer voluntariado, ajudando quem mais precisa através das Conferências de S. Vicente de Paulo”. Um Projecto de Vida muito original direccionado para os outros.
Mas não é só! Outros casos se impõem conforme acontece com um jovem de Anadia, com um Currículum invejável em matéria de Segurança que, ao pesquisar a origem do seu nome, descobriu que em latim Paulo significa pequeno. De facto, o Paulo de pequeno não tem nada! Jovem determinado, audaz e corajoso e de grande profissionalismo; começou por se oferecer como voluntário para o serviço militar e hoje desempenha as funções de GISP (Grupo de Intervenção e Segurança Prisional). E porquê falar do Paulo? Porque sendo jovem nem por isso deixa de evidenciar um grande espírito de responsabilidade, de serviço e de cidadania.
De Penacova outros não menos interessantes e significativos: adultos que se evidenciam pela sua forte participação em campanhas humanitárias: Banco Alimentar Contra a Fome, UNICEF, Cruz Vermelha, dadores de sangue, etc…, revelando uma preocupação com os outros.
Outro caso é o de Condeixa; um homem preocupado com a sociedade e que, graças ao seu espírito empreendedor, criou uma empresa com o objectivo de contribuir para uma sociedade mais justa e equilibrada, possibilitando a criação de postos de trabalho. Que bonita atitude! É este o mundo real das Novas Oportunidades; evidenciar a importância e o valor que as Histórias de Vida significam para muitos dos nossos adultos, distinguindo-se pela solidariedade em proveito do bem comum e progresso do País.
É pelo caminho das Novas Oportunidades que se descobrem grandes valores, que se concretizam muitos sonhos e que se conquistam vitórias!
Parabéns a todos quantos trilham este caminho!
Parabéns ao Jorge, ao Gonçalo, à Sandra, ao Mário e ao Celso pela riqueza das suas Histórias de Vida que connosco partilharam.
Luisa Esteves-Avaliadora Externa