quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sessões de Júri, uma Escola de Valores

As belas e ricas " histórias de Vida" dos vossos/nossos adultos, motivaram-me a fazer esta reflexão que venho partilhar convosco.

Penso que nunca é demais reflectir sobre a "riqueza" que o Programa das Novas Oportunidades nos permite vivenciar em cada Sessão de Júri que se vai realizando. É, sem dúvida, uma grande fonte de riqueza!

Se estivermos atentos aos diversos programas da TV, verificamos que, de uma forma recorrente, se vai abordando a questão da perda de valores.
De facto, vivemos num contexto actual de crise, sobretudo de falta de valores sólidos e dignificantes, numa sociedade marcada pelo individualismo, materialismo e comodismo. Contudo, numa breve observação pelos vários Centros Novas Oportuidades por onde vou passando, facilmente reconheceremos que nem todos vivem assim. “Histórias de Vida” ricas de sentido e de significado, evidenciando valores que se sobrepõem aos anteriores o que não deixam de me interpelar.
É nesta perspectiva que gostaria de partilhar convosco alguns destes testemunhos.

Ora vejamos! Em Pombal foi significativo o caso de uma senhora; mulher simples, franca, generosa e muito rica no seu interior com uma História de Vida feita de doação e de entrega ao serviço dos mais carenciados. E o que nos diz o seu Plano de Desenvolvimento Pessoal? No futuro, diz: “ gostaria de fazer voluntariado, ajudando quem mais precisa através das Conferências de S. Vicente de Paulo”. Um Projecto de Vida muito original direccionado para os outros.

Mas não é só! Outros casos se impõem conforme acontece com um jovem de Anadia, com um Currículum invejável em matéria de Segurança que, ao pesquisar a origem do seu nome, descobriu que em latim Paulo significa pequeno. De facto, o Paulo de pequeno não tem nada! Jovem determinado, audaz e corajoso e de grande profissionalismo; começou por se oferecer como voluntário para o serviço militar e hoje desempenha as funções de GISP (Grupo de Intervenção e Segurança Prisional). E porquê falar do Paulo? Porque sendo jovem nem por isso deixa de evidenciar um grande espírito de responsabilidade, de serviço e de cidadania.

De Penacova outros não menos interessantes e significativos: adultos que se evidenciam pela sua forte participação em campanhas humanitárias: Banco Alimentar Contra a Fome, UNICEF, Cruz Vermelha, dadores de sangue, etc…, revelando uma preocupação com os outros.

Outro caso é o de Condeixa; um homem preocupado com a sociedade e que, graças ao seu espírito empreendedor, criou uma empresa com o objectivo de contribuir para uma sociedade mais justa e equilibrada, possibilitando a criação de postos de trabalho. Que bonita atitude! É este o mundo real das Novas Oportunidades; evidenciar a importância e o valor que as Histórias de Vida significam para muitos dos nossos adultos, distinguindo-se pela solidariedade em proveito do bem comum e progresso do País.

É pelo caminho das Novas Oportunidades que se descobrem grandes valores, que se concretizam muitos sonhos e que se conquistam vitórias!

Parabéns a todos quantos trilham este caminho!
Parabéns ao Jorge, ao Gonçalo, à Sandra, ao Mário e ao Celso pela riqueza das suas Histórias de Vida que connosco partilharam.
Luisa Esteves-Avaliadora Externa

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Nova Actividade a Ler+



É já na próxima Quinta-feira!
Contamos com a participação de todos para mais um serão à volta dos livros...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

III Sessão Pública de Entrega de Diplomas

No dia 14 de Maio realizámos, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, a III Sessão Pública de Entrega de Diplomas. Momento marcante na vida dos 134 adultos certificados e da equipa técnico-pedagógica. Os convidados a usar da palavra na abertura solene desta cerimónia - Adulto Certificado, Director do CNO, Avaliadora Externa, Directora da Escola, Presidente da Assembleia Municipal e Presidente da Câmara enalteceram e felicitaram os adultos presentes pelos sucessos alcançados estimulando a continuidade da sua formação.

Deixamos aqui alguns registos das palavras e dos momentos...



O testemunho de um adulto

A certificação do nível básico, através do Provesso RVCC, da Iniciativa Novas Oportunidades, foi o concretizar de um sonho que remonta aos anos 60. Quando me dirigi à Escola Secundária Fernando Namora para me inscrever, senti o mesmo nervosismo e alguma emoção, ao lembrar quando, depois de um dia de trabalho, entrava na saudosa Escola Industrial e Comercial Avelar Brotero.
O processo RVCC foi de uma grande riqueza, quer a nível humano, quer pedagógico; no aspecto humano, pelo contacto com os colegas e professores, pela troca de conhecimentos e partilha de experiências, devido às diversas idades e profissões dos elementos que constituiram o grupo e, contribuiu de sobre maneira para a minha realização pessoal e auto-estima. No pedagógico, pelo muito que aprendi e revivi, principlamente pelo Registo Autobiográfico, que foi como quem vai a um sotão e abre um velho Baú à procura de algo e acaba por ver desfilar diante dos olhos uma grande parte da sua vida, com todas as recordações, boas e más, através de uma carta que se escreveu há longos anos, de um livro já esbatido pelo tempo, ou, um pequeno objecto que para ali foi atirado. Proporcionou-me também, a oportunidade de dar os primeiros passos na área da informática, ainda que de uma maneira titubeante, especi
almente para mim, que era renitente aos computadores. Hoje, reconheço que são uma fantástica ferramenta e lamento o tempo perdido.
Estou inscrito e a trabalhar para a certificação do nivel secundário, para além disso, tive o ensejo de dar a conhecer a minha poesia.
Deixo, aqui, o preito da minha gratidão, a todos os formadores pela dedicação e carinho com que sempre me trataram.
Bem-haja e muitas felicidades


Armando Jacob - Candidato Certificado com o Nível Básico


As palavras do nosso Director


Antes de mais, quero agradecer a Vossa presença na III Sessão Pública de Entrega de Diplomas do Centro Novas Oportunidades Fernando Namora.
Quero também felicitar todos os adultos, que tão merecidamente, hoje vão receber os diplomas de conclusão do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Há que reconhecer a vossa determinação, esforço e até coragem, pois, como todos compreenderemos, tomar a decisão de voltar à escola, em muitos casos, após um interregno de várias décadas, não deve ter sido fácil. Contudo, chegou a hora de verem reconhecidos o vosso esforço e dedicação.
Para os adultos que pelas mais diversas razões não tiveram a oportunidade, enquanto crianças e jovens, de progredirem na escola, esta possibilidade de Certificação das competências adquiridas ao longo de uma vida de trabalho, representa a oportunidade de valorização pessoal, de reforço da auto-estima, e até de justiça. Para outros adultos, a entrada para o Processo RVCC e a sua conclusão resulta da tomada de consciência de que o único caminho para a reintegração no mercado de trabalho, ou para uma desejada progressão na carreira passa pela qualificação e certificação. Por tudo isto, é importante que cada vez mais, a sociedade em geral reconheça o Vosso mérito e vos dê também uma Nova Oportunidade. Quero ainda felicitar-vos por terem optado pelo Centro Novas Oportunidades Fernando Namora, não temendo o rigor, exigência e profissionalismo de que muito nos orgulhamos. Espero que todos os Condeixenses que ainda não viram certificadas as suas competências, sigam o vosso exemplo.
Quero também agradecer ao Municipio de Condeixa, por uma vez mais, colaborar com o nosso Centro na organização desta Sessão, recebendo-nos neste magnífico Salão, cujo simbolismo contribuirá para marcar ainda mais este dia na memória dos nossos adultos. Para nós, Centro Novas Oportunidades, estarmos aqui também tem o seu significado, recordo que a nossa principal missão é dotar a populção de Condeixa-a-Nova de melhores níveis de qualificação escolar e profissional.
Quero dirigir também uma palavra de reconheciemento a todos os formadores, profissionais e técnicos que integram a equipa deste Centro pelo trabalho e dedicação que demonstram diariamente.
Por fim, quero dirigir-me à Dra. Alice Santos, que superiormente coordena esta equipa, para felicitá-la pelo trabalho que tem realizado ao longo dos 4 anos de existência deste Centro.
Obrigado!

Dr. Paulo Amaral - Director do Centro Novas Oportunidades


As palavras da Directora da Escola

"... Aos adultos aqui presentes devo dizer que o meu agrado por aqui estar decorre de vários ganhos:
• Ganho cidadãos mais informados, mais esclarecidos a intervir civicamente e, com isso ganho uma sociedade melhor;
• Ganho cidadãos que passam a valorizar a escola à luz de uma maturidade que entretanto ganharam e que substituir eventuais memórias antigas de enfado por experiências dinâmicas de enriquecimento pessoal;
• Ganho encarregados de educação mais conscientes da sua função perante os filhos ou familiares e, consequentemente, mais capazes de intervir nas escolhas que os seu educandos venham a fazer no futuro, mais habilitados para credibilizarem a escola como veículo de transmissão científica e cultural ..."

Dra. Anabela Lemos - Directora da Escola Secundária Fernando Namora

Um momento de poesia

por Margarida Freitas - candidata certificada como o Nível Secundário - acompanhada à guitarra pela Profissional RVC Maria João Vieira



No final, a presença do Grupo de Cantares de Anobra proporcionou um agradável momento de convivio, que culminou com um "porto de honra" oferecido a todos os participantes.

Obrigada a todos os que contribuiram para mais um momento importante na vida do nosso Centro Novas Oportunidades!

A Coordenadora Pedagógica

terça-feira, 18 de maio de 2010

2ª CORRIDA NOVAS OPORTUNIDADES


A 2ª Corrida Novas Oportunidades: Aprender Compensa terá lugar no dia 30 de Maio e, tal como na edição de 2009, o ponto de partida bem como a meta estarão localizados nos Jardins de Belém, em Lisboa.
Correr, simbolicamente, por um país mais qualificado, volta a ser um desafio lançado pela Agência Nacional para a Qualificação, através da realização da 2ª Corrida Novas Oportunidades: Aprender Compensa. A corrida terá lugar no dia 30 de Maio e, tal como na edição de 2009, o ponto de partida bem como a meta estarão localizados nos Jardins de Belém, em Lisboa. A participação nesta iniciativa é aberta a todos, desde que previamente inscritos para o efeito, através do sítio corrida novas oportunidades.
A edição de 2010 volta a ter dois percursos principais. O percurso de 10 Km destina-se a maiores de 18 anos que apresentem uma adequada preparação física. Para os menos preparados ou que pretendam aderir à iniciativa através de uma caminhada está previsto um percurso de 3 Km. Os mais pequeninos (entre 5 e 11 anos) serão surpreendidos com percursos adequados às suas idades, entre 300 e 750 metros.
Aprender e ser mais saudável... compensa!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sessão de júri de certificação de nível secundário - 6 de Maio





No dia 6 de Maio realizou-se mais uma sessão de júri de certificação de nível secundário, durante a qual os candidatos Anabela Rocha, António Santos e Paulo Garrido puderam demonstrar competências adquiridas ao longo da vida e também apresentar os seus projectos formativos, académicos e profissionais para o futuro. O Centro Novas Oportunidades irá colaborar na concretizar dos seus projectos, impulsionando-os a apostar na aprendizagem ao longo da vida.
Desejamos, a todos, as maiores felicidades e relembramos que a porta do nosso Centro está sempre aberta....
Parabéns!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

5 de Maio - Comemorações do Centenário da República

"Miguel Bombarda;
Os Psiquiatras e a República -
A Revolução e o Delírio"


17:00h - Representações dinamizadas por Alunos da Escola Secundária Fernando Namora

Local: Átrio da Câmara Municipal

18:00h - "Miguel Bombarda; os Psiquiatras e a República - A Revolução e o Delírio"

Orador: Doutor Luiz Gamito

Local: Salão Nobre da Câmara Municipal

Organização da Câmara Municipal de Condeixa