sexta-feira, 20 de abril de 2012

Caminhos de Pintura

Em “Percurso de uma escrita”, palestra integrada nas comemorações do Dia do Patrono da Escola Secundária Fernando Namora, o professor Carlos Fontes falou sobre o percurso de Fernando Namora enquanto escritor/médico e médico/escritor e a professora Isabel Neves referiu-se aos caminhos percorridos enquanto escritor/pintor e pintor/escritor, mostrando, em PowerPoint, algumas pinturas que constam do livro “Fernando Namora – nome para uma vida”, edição patrocinada pela Câmara Municipal de Castelo Branco.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Encerramento de Centros Novas Oportunidades

É através da oportunidade que me é dada para exprimir a minha opinião acerca do processo RVCC que escrevo este pequeno texto.
Tem sido com desagrado que, ultimamente, tenho assistido na comunicação social a notícias que têm vindo a público sobre o encerramento dos Centros Novas Oportunidades, assim como à forma como os nossos governantes tentam denegrir esta possibilidade que as pessoas, assim como eu, têm de poder concluir o ensino secundário. Já ouvi, também, num noticiário, um responsável do Parlamento Europeu a elogiar este programa, e penso que o nosso ministro da Educação deveria dar-lhe ouvidos.
Acho bastante importante que o Governo anterior tenha dado esta possibilidade aos cidadãos, que não tiveram a possibilidade ou não quiseram concluir o ensino secundário, quando eram mais novos, de o fazerem através do processo de reconhecimento validação e certificação das competências adquiridas, através da experiência de vida.
Pensando nesta possibilidade, pelo que já li e ouvi, acho que as críticas negativas não têm grande razão de ser. É verdade que, normalmente, em menos de três anos, se poderá ter a mesma qualificação que jovens demoraram três anos a obter, mas também é verdade que os conhecimentos e competências adquiridos pela experiência de vida proporcionam conhecimentos e saberes e, por isso, poderão dar equivalência a essa mesma qualificação. São experiências profissionais, pessoais, sociais e familiares que se vão adquirindo, que os jovens com 15, 16, 17 anos ainda não têm, nem poderiam ter.
É também a possibilidade de voltar à escola e ter a oportunidade de trabalhar juntamente com os formadores que, tanto nos ensinam, como puxam por nós para demonstrarmos conhecimentos que pensávamos não ter.
Acho que nem tudo é perfeito e que, com alguns pequenos ajustes no programa, poderia o Estado Português continuar a dar esta oportunidade aos seus cidadãos para poderem continuar a lutar por um futuro melhor. Além disso, ao longo dos anos desta iniciativa, têm existido profissionais que, com grande empenho, se têm dedicado a este processo, que têm adquirido formação e conhecimentos que têm passado às pessoas que frequentaram os centros e que merecem mais respeito. Espero, sinceramente, que o que ouvi, há poucos dias, sobre a possibilidade de o Centro Novas Oportunidades da Escola Fernando Namora vir a fechar, não aconteça. Acho que é uma grande perda para as pessoas que o frequentam e para as que o possam vir a frequentar. É, também, com grande tristeza, que vejo as pessoas que me acompanharam neste processo, que vi serem grandes profissionais e com grande valor humano, perderem o seu emprego.

Sérgio Rodrigues
Candidato em Processo de RVCC de nível secundário