sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Formação Modular Certificada





No dia 1 de Fevereiro vamos dar início a mais uma Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD), na área de Higiene e Segurança no Trabalho - Avaliação e Controlo de Riscos com a duração de 50 horas. Esta formação vai decorrer na Escola Secundária Fernando Namora às terças e quintas-feiras das 20:00h às 23:00h e realiza-se com a colaboração da entidade formadora TALENTUS.


Em breve teremos mais novidades nas áreas Administrativa, de Gestão, Informática e Língua Estrangeira.

Consulte o Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Fernando Namora e proceda à sua inscrição!


A coordenadora pedagógica

RVCC Profissional para Auxiliares de Acção Educativa

O Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Fernando Namora, em parceria com o Centro Novas Oportunidades da Associação Comercial e Industrial de Coimbra (ACIC) vai promover uma sessão de divulgação e informação sobre a importância do RVCC Profissional para Auxiliares de Acção Educativa - processo que permite reconhecer, validar e certificar as competências adquiridas pela experiência do trabalho e de vida, através da atribuição de um Certificado de Formação Profissional.
Neste sentido, convidamos todos os(as) funcionários(as) que desempenham funções de Auxiliares de Acção Educativa/Assistentes Operacionais a estar presentes numa das reuniões a realizar no Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, no dia 26 de Janeiro de 2011:
-Escola Básica nº2 às 16:30h
-Escola Secundária Fernando Namora às 19:15h
Aguardamos a sua presença!
A coordenadora pedagógica

Para reflectir...




"No meio da dificuldade vive a oportunidade." Albert Einstein

"O primeiro passo para conseguir algo é desejá-lo."
Madre Teresa Calcutá

"A dor é temporária. Desistir dura para sempre." Lance Armstrong


sábado, 8 de janeiro de 2011

CNO: uma oportunidade dupla... da promoção da literacia familiar ao sucesso escolar das crianças

A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) foi o local escolhido para a apresentação, no dia 14 de Janeiro, dos resultados do estudo sobre literacia familiar, coordenado por Lucília Salgado, docente e investigadora naquela instituição.

Este estudo pretende contribuir para a análise do impacto que os Centros Novas Oportunidades, através dos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, têm no desenvolvimento educativo dos adultos e na maneira como a aprendizagem por parte destes se reflecte na interacção com os filhos, favorecendo, assim, os processos de aprendizagem das crianças no seio familiar, em especial aquelas que se encontram a frequentar o 1.º ciclo do ensino básico, promovendo-se, dessa forma, a literacia familiar.

A apresentação deste estudo insere-se num seminário que, por sua vez, é integrado num ciclo de dez conferências, que têm vindo a decorrer na ESEC, sobre Educação, Lazer e Desenvolvimento Local, no âmbito do Mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local, ministrado naquela instituição.

Informação disponível em http://www.novasoportunidades.gov.pt (07/01/2011)


Imagem disponível on-line em https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjq5idoo1-jFma_55FyLENCqVIwryWMoLGQ0nye-0n9yXGmPTMt8tpiKq0Edfkh77Z9xVIDdG-8BUp0IvYvsxThwC0UaPHLmYUeoqtQxGNOoRl0URvrGR3QBJaDGZR4jOMpdsJksdYqgWI/s1600/familia.gif (08/01/2011)

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011



A Comissão Europeia declarou o ano de 2011 como Ano Europeu do Voluntariado sob o lema 'Volunteer! Make a difference.' - Voluntário! Faz a Diferença.
"Mais de 100 milhões de Europeus e Europeias estão envolvidos(as) em actividades voluntárias, são solidários(as) e, desta forma, fazem a diferença na nossa sociedade. Um estudo do Eurobarómetro em 2006 revela que 3 em cada 10 europeus/europeias afirmam ser voluntários(as) activos(as), e que perto de 80% dos(as) inquiridos(as) consideram o voluntariado uma parte importante da vida democrática na Europa.Existe um vasto leque de noções, definições do termo “voluntariado”. No entanto, o que é comum em toda a Europa é que sempre que as pessoas se envolvem em actividades de entreajuda, de apoio àqueles que necessitam, na protecção do ambiente, em campanhas de direitos humanos, ou em acções que visam contribuir para que todos(as) usufruam de um nível de vida decente –a sociedade como um todo, assim como os(as) voluntários(as) de um ponto de vista individual, saem beneficiados e a coesão social é significativamente fortalecida.
Em 2011, celebrar-se-á o décimo aniversário do Ano Internacional do Voluntariado (AIV) da ONU. O AIV 2001 veio demonstrar que o interesse público de alto nível pelos voluntários e a sua contribuição na sociedade incita os governos e outros intervenientes a comprometerem-se com acções comuns. Podem ser criadas sinergias com as actividades da ONU em 2011, tirando partido do progresso obtido até agora para desenvolver uma agenda política europeia para o voluntariado “2011 +”. "