domingo, 28 de novembro de 2010

"Saio deste projecto uma pessoa mais valorizada"

“Ao fazer o balanço final do Processo RVCC, tenho de reconhecer que foi uma experiência muito positiva. É um conselho que dou a todas as pessoas, que não desperdicem esta oportunidade, porque poderão aumentar a sua qualificação escolar, concorrer a empregos que exigem níveis escolares superiores aos que têm. Proporciona valorização pessoal, permitindo identificar as experiências mais significativas da nossa vida e que, muitas vezes, não são valorizadas, porque estavam esquecidas e “arrumadas”.
Sempre que me dirijo ao Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Fernando Namora, para mais uma sessão, em cada passo que dou, o tempo parece que recua, é como se voltasse aos tempos de estudante, é uma sensação que não consigo descrever.
(...) Saio deste projecto uma pessoa mais valorizada, a nível pessoal e profissional, com mais conhecimento e olhando para o futuro de forma mais confiante e decisiva. Muitas coisas mudaram no meu dia-a-dia, desde a alimentação à preservação do ambiente. Quanto à alimentação, excluí, por completo, dos lanches do meu filho, alimentos açucarados, como croissant com chocolate, fast-food, que são autênticas “bombas atómicas” de gorduras e hidratos de carbono. Nunca tinha pensado nas consequências que poderão surgir no futuro, com o consumo em excesso deste tipo de alimento. Na preservação do meio ambiente, comecei a ver o problema da poluição com outros olhos, não fazia ideia que algo tão simples como deitar um papel para o chão pudesse trazer consequências gravíssimas para o futuro, porque depois não sou só eu, são milhares de pessoas em todo o mundo a ter este comportamento. Seja que tipo de lixo for, se não houver contentores perto, guardo-os e coloco no contentor quando chegar a casa.
Durante este Processo, fui convidada a participar numa palestra proferida pelo Prof. Doutor Jorge Paiva, um senhor com um aspecto magnífico, cheio de energia, e que falava sobre “Biodiversidade, Água e vida”, outro assunto que até aqui me era totalmente desconhecido. A biodiversidade é muito importante para a vida na Terra, pois este elemento é constituído por toda a diversidade de animais, plantas e microrganismos existentes no planeta, sem eles não poderia haver vida na terra. A água parece ser inesgotável, mas não é bem assim, as reservas de água potável são cada vez menores, e sem água não poderá haver biodiversidade, sem biodiversidade não pode haver vida na Terra. Simples rotinas domésticas como lavar louça, tomar banho, utilizar desinfectantes sanitários, despejar resíduos alimentares nos esgotos, contribuem para que cada vez haja menos fontes de água potável, sem falar dos grandes poluidores industriais, que muitas vezes fazem os seus despejos em importantes linhas de água.
Comecei a interessar-me mais pela leitura e, neste processo, também tive a oportunidade de participar na Tertúlia Literária “Arte de saber Ler”, com José Fanha, que nos falou um pouco da sua história de vida e da importância da leitura: ler e educar a nossa mente, mantendo-a sã. A leitura enriquece o nosso vocabulário, leva-nos a “viajar” e desperta sentimentos…”

Margarida Silva (candidata à certificação de Nível Secundário)

Imagem disponível on-line em http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:Sf0lTJfeEMrqpM:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_h4_yn1ENfehkHuFacc9J-I1_eGT8v1XeSm-hW7SpusXyZHtgEpaIMKwuIWCKJN5LFLHbameZ65RcuOUaPfDkNgIPsV0ThdA6kt9CtPBNseAVz8i7qSmgjOQe5VRjSSKTvniolYalM2c-/s400/LIVRO+++Da++Vida.jpg&t=1

4º Encontro Nacional de Centros Novas Oportunidades



No 4.º Encontro Nacional de Centros Novas Oportunidades será apresentado o novo ciclo da Iniciativa Novas Oportunidades, que terá início em Janeiro de 2011 e terminará em 2015.

Este encontro, levado a cabo pela Agência Nacional para a Qualificação, através dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação, irá focar-se no que tem sido a Iniciativa Novas Oportunidades e no trajecto que a mesma seguirá. Desta forma, o encontro integrará um primeiro momento de apresentação pública dos resultados e evidências dos estudos de avaliação externa do eixo adultos desta Iniciativa.
A segunda parte do encontro visa revelar e divulgar boas práticas desenvolvidas em Centros Novas Oportunidades.
Por fim, a terceira e última parte incidirá sobre o novo ciclo da Iniciativa Novas Oportunidades. Neste sentido, espera-se que este momento integre um painel com empresários reconhecidos e uma comunicação oficial das metas e objectivos para o novo ciclo da Iniciativa, a iniciar em Janeiro de 2011.
A Coordenadora Pedagógica

Fonte: ANQ

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Feira Anual de S.Martinho

Apesar de ter passado algum tempo, não queremos deixar de partilhar convosco mais uma actividade de divulgação do nosso Centro que este ano esteve presente na Feira Anual de S.Martinho na Ega, a convite da Junta de Freguesia de Ega.
O balanço da actvidade é positivo, pois reunimos novas inscrições.
A todos os interessados, aproveitamos para dizer que estamos disponíveis para realizar sessões de divulgação e esclarecimento sobre a Iniciativa Novas Oportunidades numa Junta de Freguesia, Centro Social ou Associação perto de si!
Contacte-nos!!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Plano de Estabilidade e Crescimento

Mas que estabilidade, que crescimento?

Quando havia alguma estabilidade e a possibilidade de algum crescimento, foi um esbanjar de recursos, naquilo que se chama de um «bodo aos pobres», mas acho que foi mais aos ricos, devido ao conhecimento e às redes de contacto que estabelecem a todos os níveis, quer sociais quer políticos. O que lhes permitiu que se atirassem, qual alcateia esfaimada, aos fundos que inundavam o país no início da adesão à Comunidade Europeia. Muita coisa foi feita, e há que o reconhecer, foram estradas, auto estradas, saneamento básico, escolas, hospitais, foi a Expo 98, o Centro Cultural de Belém, a nova ponte sobre o Rio Tejo, a Casa da Música, a Barragem do Alqueva para irrigar o Alentejo, mas ao que parece os campos de golfe e os empreendimentos turísticos são bem mais rentáveis e dão menos trabalho. Os estádios para o Europeu de Futebol, de má memória, e que hoje estão quase sempre vazios e a acumular milhões de euros de prejuízo.

A nossa banca entra em cena, e apoiada numa publicidade feita no embuste e aproveitando a ingenuidade de muita gente, concede empréstimos e juros absolutamente lunáticos, e depois aprecem os BPN, os BPP, que abriram autênticos abismos na economia nacional, e os seus directores livres qual borboleta num verdejante e florido prado! E o negócio dos submarinos? São necessários devido à imensidão da área das nossas fronteiras marítimas, mas daí envolver números astronómicos, ao ponto de ser possível dar milhões de euros em luvas, que possivelmente dariam para comprar outro submarino, e nunca se apurarem responsabilidades, "dá pano para mangas"!

Abrem-se e equipam-se hospitais que passado pouco tempo são encerrados, deixando as populações em estado de choque. E com as estradas? Por falta de coordenação asfaltam-se hoje e passado pouco tempo já estão a ser de novo desventradas custando milhões ao erário público e o esfregar as mãos de contente aos empreiteiros.

Neste velhinho país com novecentos anos de uma inebriante história, sempre existiu uma chocante falta de grandes governantes. São raras as excepções: Marquês de Pombal, pela tremenda capacidade de trabalho e pulso forte, quando da reconstrução da cidade de Lisboa depois do terramoto de 1785, a famosa e bela baixa Pombalina; Afonso de Albuquerque como Vice Rei da Índia, de onde vinham as especiarias, e Fontes Pereira de Melo pelo impulso que deu ao país com a inauguração dos Caminhos-de-ferro.
,,
Mas será que não há mesmo neste país grandes administradores? É claro que os há, só que têm mais que fazer do que se meter na política, casos da Sonae, Amorim, António Champalimou que até foi expulso do seu próprio país, dando depois uma grande lição de vida e de portuguesismo quando doou grande parte da sua colossal fortuna criando, através de testamento, uma fundação para a investigação científica conceituada e reconhecida pela comunidade científica mundial e que também aplica os conhecimentos e verbas em terapias e reabilitação em países carenciados em vias de desenvolvimento no campo da oftalmologia, como é o caso da Índia. Em 5 de Outubro foi inaugurado o Centro de Investigação do Desconhecido, inicialmente com três áreas contempladas, a Oncologia, Neurologia e Oftalmologia.

E agora? Bem, agora, estão muitos países no mesmo barco, não serve de consolo, mas ao menos não somos só nós. Quem diria, a poderosa Alemanha, a Inglaterra, a França, a vizinha Espanha, não esquecendo os Estados Unidos que foram a fonte de todo este turbilhão, vergados ao poderio dos «senhores» do dinheiro.
O tempo do consumismo desenfreado acabou, vêm aí muitas dificuldades, principalmente para quem estava habituado a gastar sem fazer contas. As principais vítimas desta situação são sempre as mesmas, ou seja, os mais desfavorecidos, os doentes, os idosos, os pensionistas, a saúde, o ensino, e até a segurança das pessoas e bens.

Após este Plano de Estabilidade e Crescimento surgiu a Proposta de Orçamento de Estado já para 2011 feita em 23 de Setembro do corrente ano. Apesar dos especialistas em Ciência Política e em Economia terem os mesmos conhecimentos científicos, aprendidos na mesma sebenta e mesma Universidade, nunca estão de acordo, e aí é que reside a riqueza da democracia e o aperfeiçoar de ideias para a evolução dos povos, que tão arredia tem andado deste País.

Estamos a assistir ao regresso às aldeias e ao amanho das pequenas hortas de família que foram, em tempos, o garante de autonomia em vários produtos que eram bem mais fáceis de adquirir nas estantes dos supermercados.
,
Esta crise só tem contribuído para a destruição de valores morais, patrimoniais e ambientais. É urgente que o exemplo venha de «cima» ou então estamos sujeitos a convulsões muito sérias e que acabam em violência como já está a acontecer, por exemplo, na Grécia.
.
Armando Jacob - Candidato em Processo de RVCC de nível secundário

O Quadro Nacional de Qualificações

Os desafios e o papel do Quadro Nacional de Qualificações estiveram em debate no dia 17 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa. Os Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação, através da Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), organizaram o seminário "A implementação do Quadro Nacional de Qualificações e a referenciação ao Quadro Europeu de Qualificações". Dividido em dois painéis, este seminário teve como objectivos reflectir sobre o papel dos Quadros Nacionais de Qualificação no desenvolvimento e evolução dos sistemas nacionais de qualificações; apresentar o Quadro Nacional de Qualificações (QNQ), em vigor desde 1 de Outubro de 2010, e os desafios da sua implementação; expor o processo de referenciação dos níveis de qualificação nacionais aos níveis do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ); e reflectir sobre as mais-valias da utilização de uma abordagem centrada em resultados de aprendizagem na descrição das qualificações nacionais. Para além da situação nacional, o seminário deu conta da realidade de outros países, tais como Malta e Reino Unido.

Segundo a portaria n.º 782/2009, "o Sistema Nacional de Qualificações prossegue no sentido do reconhecimento dos resultados de aprendizagem, o que reflecte uma mudança importante na forma de conceptualização e descrição das qualificações, ao permitir compará-las de acordo com as competências a que correspondem e não com os métodos ou vias de ensino e formação pelos quais foram adquiridas. (...) O Quadro Nacional de Qualificações abrange o ensino básico, secundário e superior, a formação profissional e os processos de reconhecimento, validação e certificação de competências obtidas por vias não formais e informais desenvolvidos no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações".

QUADRO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES

Portaria nº 782/2009, de 23 de Julho

http://www.novasoportunidades.gov.pt/np4/1359.html

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Sessão Júri de Certificação - Nível Básico


No dia 11 de Novembro de 2010 realizou-se, na Biblioteca Escolar, mais uma Sessão de Júri do Nível Básico.

A todos os candidatos certificados, os nossos sinceros Parabéns!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Festejar o São Martinho!

Zambujal - Foi este o ambiente em noite de Tertúlia...








sábado, 13 de novembro de 2010

Sessão de Júri de Certificação - Nível Secundário

Na Sessão de Júri de Certificação de Nível Secundário, realizada no dia 5 de Novembro, os candidatos Carlos Rodrigues, Joaquim Roxo e Paulo Santos partilharam com os elementos do Júri conhecimentos e saberes que evidenciam claramente o valor da aprendizagem ao longo da vida. As experiências apresentadas retratam sucessivas adaptações à modernização dos seus equipamentos e locais de trabalho e a sua dedicação à comunidade, no exercício de uma cidadania activa e responsável. São histórias de vida que nos inspiram e nos enriquecem, aliás, citando Paulo Freire “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.”

Para quem nos acompanha neste blogue, ficam as fotografias da Sessão de Júri e um excerto da reflexão final do candidato Paulo Santos:

“Através deste percurso, recordei a minha experiência de vida desde criança até aos dias de hoje. Revi com nostalgia estas fases da minha vida, pesquisei documentos e factos que há muito tempo não eram analisados. Estavam completamente abandonados, hoje estão guardados.” "(…) também foi importante para os que me rodeiam, pois viveram algumas experiências comigo que ajudaram a compreender de outra forma, talvez mais completa, o meu passado. Houve muitas situações que os meus filhos desconheciam e ficaram a conhecer.”

A Equipa felicita os candidatos certificados e deseja muito sucesso na concretização dos seus projectos de qualificação!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sessão de Júri do Nível Básico - 27 de Outubro


No dia 27 de Outubro, na Biblioteca Escolar, seis candidatos à certificação de Nível Básico apresentaram, perante um júri, a sua apresentação final.
A todos os nossos PARABÉNS!!

domingo, 7 de novembro de 2010

Tertúlia Literária "O São Martinho"

O envolvimento dos adultos é grande e as actividades sucedem-se...

Aqui fica o convite para participarem na próxima Tertúlia Literária. Vai ter lugar no salão da Junta de Freguesia do Zambujal e o mote é o São Martinho.

Livros, contos, lendas, castanhas e outros sabores da época são os condimentos necessários para um serão diferente de Novas Oportunidades a Ler+





Na Rota dos Moinhos - breves registos...




quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Na Rota dos Moinhos ...

Aqui fica o "Explorando em acção" para os mais curiosos!