quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sessão de esclarecimento

É na freguesia de Anobra que vai ter lugar mais uma sessão de divulgação e esclarecimento da missão do nosso Centro Novas Oportunidades.


No próximo dia 4 de Novembro, às 21:00h, nas instalações da Associação Cultural em Casal Carrito, vamos estar presentes para esclarecer sobre os percursos formativos que conduzem à melhoria da qualificação escolar e profissional de cada adulto que nos procure.

Compareça!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sessão de esclarecimento

No próximo dia 29 de Outubro, pelas 21:00 horas, venha ter connosco à Escola Básica do 1º ciclo de Bruscos e fique a saber como pode concluir o 4º,6º, 9º ou o 12º ano na freguesia de Vila Seca.
Apareça, esclareça-se e conte connosco para o ajudar a definir o seu percurso formativo.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Viagem ao passado…Iter in tempus praeteritum…

Os Romanos ressuscitaram…

Não, não é o que estão a pensar!
Os Romanos ressuscitaram pela memória dos elementos da Equipa Técnico Pedagógica do Cento Novas Opotunidades que, no dia VII de Outubro, visitaram, orientados pela D. Fernanda Sequeira , certificada com o 12.º ano, através do processo RVCC, as ruínas de Conímbriga, actividade integrada no Plano Anual de Actividades. Conímbriga era a maior cidade romana encontrada em Portugal e situada na via que ia de OLissipo (actual Lisboa) a Bracara Augusta (actual Braga).
Antes da visita propriamente dita, foi assinado o Protocolo de Colaboração com a Liga dos Amigos de Conímbriga, envolvendo os Directores desta e do Centro Novas Oportunidades. Protocolos à parte, iniciou-se a visita para a qual todos iam devidamente preparados: muito entusiasmo, galochas, sapatilhas e respectivo guarda-chuva, não fosse o S. Pedro pregar uma partida. Mas ainda bem que o S. Pedro estava ocupado a tratar de outros assuntos bem mais importantes do que fazer a vontade a uns simples viajantes.
A imaginação esteve presente e foi precisa muita para conseguir ver aquelas casas e estradas cheias de gente a falar Latim. Uns iam às compras ao Forum, outros banhavam-se publicamente nas termas, sem qualquer pudor. As crianças brincavam alegremente pelas ruas.
Já no que diz respeito à comida, esta devia ser bem apetitosa e abundante pois havia uma fila enorme em direcção ao Vomitório da Casa dos Repuxos. Neste momento, Mercúrio, disfarçado de Victor Nunes, desceu à terra e fez com que os repuxos dessem um ar da sua graça…
Chegou a hora do almoço… E que saboroso que estava!... Pena que, no Restaurante do Museu, não tenhamos tido umas cadeiras romanas para ser melhor apreciado! Agradável foi também a companhia da Direcção do nosso Agrupamento de Escolas.
As viagens no tempo são sempre surpreendentes. Quando será a próxima? Estão preparados?
Olga Azenha e Isabel Neves - Formadoras de LC/CLC





quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Formação Modular Certificada

Estão abertas as inscrições para as Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), nas áreas de Ciências Informáticas, Secretariado e Trabalho Administrativo, Gestão e Administração e Higiene e Segurança no Trabalho.

Para mais informações consulte-nos.

imagem disponivel em
http://aepformacao.aeportugal.pt/

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Palestra/Debate

Destinatários: Formandos dos cursos EFA; Adultos do Centro Novas Oportunidades e Comunidade escolar

Aguardamos a sua presença!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

5 de Outubro de 2010 – Centenário da República

Nas últimas décadas do século XIX sentia-se, por todo o País, o descontentamento da população. A maioria do povo português continuava a viver com grandes dificuldades.
Aqueles que já antes eram pobres - operários, agricultores e outros trabalhadores rurais - estavam cada vez mais pobres, e só os que já eram muito ricos conseguiam aumentar a sua fortuna.
Esta situação provocava grande agitação e mal-estar.
Os sucessivos governos da monarquia liberal mostraram-se incapazes de melhorar as condições de vida da população. E, em 1876, formou-se um novo partido, chamado "Partido Republicano".
Os republicanos achavam que à frente do País não devia estar um rei, o qual nem sempre tinha as capacidades necessárias para o cargo, mas sim um presidente eleito pelos Portugueses e que governasse só durante alguns anos. Consideravam, portanto, que a forma de governo do País tinha de ser alterada. A monarquia devia ser substituída por uma república.
A 5 de Outubro de 1910 estalou a revolta republicana que já se avizinhava no contexto da instabilidade política. Embora muitos envolvidos se tenham esquivado à participação — chegando mesmo a parecer que a revolta tinha falhado — esta acabou por suceder graças à incapacidade de resposta do Governo, que não conseguiu reunir tropas que dominassem os cerca de duzentos revolucionários que na Rotunda resistiam de armas na mão.A República foi proclamada na varanda da sede da Câmara Municipal de Lisboa.
Efeméride tão marcante que pelos tempos fora ficou assinalada em dia de feriado nacional do 5 de Outubro, data comemorativa de acontecimento assinalável (embora sendo algo que nos tempos que correm pouco mais representará para alguns que mais um dia de descanso). Esse acontecimento ocorrido em 1910 representou profunda transformação na vida nacional, quer a nível político pela mudança do ceptro monárquico para o regime constitucional republicano, bem como a nível social por via do desenvolvimento surgido, segundo se nota na evolução repentina de hábitos e maneiras, além de formas de pensar e das inúmeras alterações que foram surgindo.
Se lhe retirarmos as datas e referências contemporâneas, podia ser uma análise do Portugal dos últimos anos. A História repete-se, e ajuda a perceber de onde viemos e porque é que hoje somos o que somos.
Ao terminar não quero deixar-vos sem vos colocar uma questão:
- Será que depois de instaurada, e agora que faz cem anos, não é tempo de a República ser restaurada?
Victor Nunes - Formador de CP
Data:05 de Outubro de 2010.
Hora:17:00h
Local:Salão Nobre da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Evento:O Presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Jorge Manuel Teixeira Bento, tem o prazer de convidar V. Exa. e Família para a Cerimónia Comemorativa do Centenário da República a ter lugar no dia 5 de Outubro de 2010, pelas 17h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.
Programa:
17h00 - Sessão "As Mulheres e a República"- Com Irene Pimentel e Filomena Beja
18h00 - Hastear da Bandeira ao som do Hino Nacional
- Descerrar Placa Comemorativa
- Abertura de Exposição: "Movimento Republicano Condeixense"
- Sessão Assembleia Municipal
- Apontamento histórico: "Condeixa e a República"
- Sessão de Encerramento

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Quadro Nacional de Qualificações entra hoje em vigor

A partir de hoje, dia 1 de Outubro de 2010, entra em vigor o Quadro Nacional de Qualificações (regulado pela Portaria nº 782/2009, de 23 de Julho de 2009), construído por referência ao Quadro Europeu de Qualificações.

A principal mudança produzida é a criação de um referencial abrangente que integra todos os níveis e vias de acesso à qualificação. Outra mudança diz respeito ao valor das formações qualificantes de nível secundário.

Com a entrada em vigor da nova estruturação de níveis de qualificação, quem concluir o ensino secundário mediante a frequência de um curso de dupla certificação (escolar e profissional) obterá um nível de qualificação de nível 4, enquanto os cursos científico-humanísticos dão acesso ao nível 3.

Para além desta alteração, a entrada em funcionamento do Quadro Nacional de Qualificações, estruturado em oito níveis, por referência ao Quadro Europeu de Qualificações (QEQ), instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Abril de 2008, vem valorizar, de igual modo, as competências obtidas por vias formais, não formais e informais, centrando-se nos resultados das aprendizagens, independentemente do modo como estas foram adquiridas.

O Quadro Nacional de Qualificações abrange os níveis básico, secundário, pós-secundário e superior, e integra as vias escolares e as vias profissionalizantes para jovens e adultos, bem como os processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC).

Para uma informação mais completa poderá consultar a Portaria nº 782/2009, de 23 de Julho, que regula o Quadro Nacional de Qualificações.
Fonte: ANQ