domingo, 20 de junho de 2010

Sessão de Júri de Certificação - Nível Secundário

"Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta."
Carl Young


Na tarde do dia 15 de Junho, cinco dos nossos candidatos em Processo obtiveram a certificação de Nível Secundário, numa sessão de júri repleta de memórias, saberes, talentos e projectos de qualificação. Concluída mais uma etapa das suas vidas, os nossos adultos certificados reforçaram o desejo de continuarem a aprender, definindo percursos formativos que permitirão desenvolver competências associadas às suas actividades profissionais, à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação e ao domínio de uma língua estrangeira.

A Equipa do Centro Novas Oportunidades felicita os adultos certificados e deseja-lhes muito sucesso na concretização dos seus projectos de vida.



domingo, 13 de junho de 2010

Unidade de Formação de Curta Duração de Francês


Je m’appelle Francisco Manuel Costa Ramos, je suis né le 14 mai 1963, je suis marié, j’ai trois enfants, j’habite à Belide, je suis portugais et je suis chauffeur routier. Je travaille avec un camion de marchandises. Je fais des services nationaux et européens. J’adore mon travail parce qu’il me permet de connâitre de nouvelles villes et d’autres personnes et cultures.


A Unidade de Formação de Curta Duração de Francês que frequento é uma grande oportunidade que tenho para aprender mais um pouco desta língua, já que me é muito necessária nas frequentes viagens que costumo fazer a países de língua oficial francesa, permitindo-me comunicar melhor com as pessoas que falam esta língua.

Sabendo mais um pouco de Francês, quando me desloco a países onde se fala esta língua, é-me mais fácil ler jornais e revistas, assim como perceber a informação que é publicada nos painéis das auto-estradas, das zonas industriais e das fábricas onde vou carregar e descarregar. Além de tudo isto, permite-me ainda compreender as informações de trânsito, as notícias e a música difundidas pela rádio.


Francisco Ramos - Candidato a certificação de Nível Secundário

Imagem disponível online em http://tradutoronline.ws/site/frances.jpg (13/06/2010)

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Formação Modular Certificada



No âmbito da parceria estabelecida com a entidade formadora Black point de Coimbra, vai ter início amanhã, dia 9 de Junho, uma UFCD (Unidade de Formação de Curta Duração) de "TIC-Processador de Texto" com a duração de 50 horas.
A formação decorrerá nas instalações da Junta de Freguesia de Cernache, às terças e quartas-feiras das 20:00h às 23:00h e destina-se aos candidatos que aguardam o início do processo RVCC de nível básico.
Em breve daremos informação sobre a formação modular em Língua Estrangeira.
A Coordenadora pedagógica

sábado, 5 de junho de 2010

Dia Mundial do Ambiente


Grande parte das boas práticas ambientais passam por aquilo que podemos fazer no dia-a-dia!

"A 4 de Junho a Autarquia de Condeixa inicia o novo projecto de compostagem doméstica destinado a moradias concretizando os objectivos de desenvolvimento sustentável preconizados na estratégia ambiental do Município"

Município de Condeixa - um exemplo a seguir !
A Coordenadora Pedagógica