sexta-feira, 24 de julho de 2009

ExpoCondeixa

De 23 a 26 de Julho estamos na ExpoCondeixa.
Aguardamos a sua visita!


A coordenadora pedagógica

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Conhecimento adquirido e partilhado


Em consequência da construção do Portefólio Reflexivo de Aprendizagens pude realizar várias aprendizagens, nomeadamente no que diz respeito ao VIH, que pretendo partilhar com os utilizadores deste blog.

A SIDA - Síndrome de Imunodeficiência Adquirida - é um conjunto de sinais de patologias devido à incapacidade do sistema imunitário defender o organismo dos agentes patogénicos, pois foi destruído pelo Vírus da Imunodeficiência Humana – VIH, é uma DST – Doença Sexualmente Transmissível – e é a mais mortífera e a mais perigosa de todas as DSTs porque não existe uma cura e é um vírus que se transmite facilmente, não só através dos fluidos corporais, em relações sexuais não protegidas por preservativos masculinos, mas também em contactos sanguíneos entre uma pessoa contaminada e outra saudável, seja através de feridas ou através de transfusões de sangue infectado. Embora não seja um ser vivo, ou seja, não contém células, mas apenas um vírus, contém ARN – ácido ribonucleico – e ADN – ácido desoxirribonucleico. A razão pela qual ainda não existe uma cura é porque o ARN e ADN do VIH estão constantemente a sofrer mutações, isto é, estão constantemente a modificar-se, portanto, os cientistas continuam a fazer análises ao seu ADN para encontrar substâncias que os matem ou os impeçam de multiplicar e invadir as células humanas só que quando as encontram, o HIV já sofreu nova mutação, adquirindo características diferentes fazendo com que essas substâncias se tornam ineficazes.

Ismael Sousa (adulto em processo de RVCC - NS)

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Sessões de Júri Certificação - Nível Básico

Os parabéns para todos os adultos que terminaram o seu processo RVCC nas sessões de júri de certificação dos dias 30 de Junho e 17 de Julho.


domingo, 19 de julho de 2009

" Os odores da polémica: um exemplo de desenvolvimento sustentável"

Como colaboradora da empresa Indoliva e sabendo das queixas por parte da população da zona de Condeixa, venho, através deste esclarecimento e, mais uma vez, elucidar que não existe nenhum problema para a saúde pública nem para o ambiente, independentemente do desconforto resultante do odor, pois os resultados de todas as análises e inspecções realizadas regularmente pelas entidades competentes o têm comprovado.
As emissões gasosas que saem de duas chaminés são simplesmente vapor de água e algum odor, resultantes da secagem do bagaço. Da terceira chaminé sairá o “produto natural da queima do combustível” que é o próprio bagaço de azeitona depois de extraído, “material lenhoso que consegue ser mais limpo que o pinheiro” pois não tem qualquer tipo de seiva.
A Indoliva não é uma empresa poluente e, bem pelo contrário, trata-se de uma empresa despoluente, que transforma resíduos de outras actividades económicas em óleo alimentar e, no fim de extraído, o bagaço ainda vai ser aproveitado para combustível em queimadores de grandes empresas, nos próprios lagares e mesmo nas nossas casas, apesar de ainda não ser do conhecimento de muitas pessoas, mas funciona no aquecimento e até mesmo no aquecimento de águas, pois ultimamente, há queimadores preparados para queimar estilha e bagaço de azeitona.
É uma empresa que contribui para a sustentabilidade do planeta, pois, além de contribuir efectivamente para a redução dos resíduos, do consumo de recursos naturais não renováveis e das emissões de dióxido de carbono, produz e disponibiliza à sociedade, recursos energéticos renováveis.
O que será necessário fazer mais para que a população compreenda e aceite estes factos?

O. Relvão (adulta em Processo RVCC - NS)

domingo, 12 de julho de 2009

Mostra de Talentos

A Mostra de Talentos foi uma actividade com muito sucesso que teve como protagonistas os Adultos que frequentam o nosso Centro Novas Oportunidades.
Para todos, aqui fica o registo de algumas opiniões e dos momentos de partilha que encheram de vida o átrio da nossa Escola.
O nosso bem-haja e a promessa de continuarmos a revelar os vossos talentos.

“Já viram quão grande é a escola da vida?”

“Talento…talento…. Muitos. Parabéns e nunca desistam!”
"A arte é o espelho de quem nela se perde… Parabéns."

“Foi com muito prazer que apreciei esta exposição. É maravilhoso o trabalho feito por todos nós.”

“Não há idade para mostrar tudo o que se sabe!”

“Bonito de se ver. Está aqui patente o trabalho dos formandos e formadores. Parabéns!”

“Parabéns pela iniciativa e pela dedicação no trabalho feito.”



sábado, 11 de julho de 2009

Sessão de Júri de Nível Secundário

No dia 2 Julho o Centro Novas Oportunidades Fernando Namora realizou mais uma Sessão de Júri de Certificação de Nível Secundário. Os adultos propostos a júri, Rui Geraldo e José Mota, apresentaram os seus percursos profissionais e surpreenderam a equipa e avaliador externo pelo dinamismo e capacidade de adaptação à evolução tecnológica que tem pautado as suas vidas. As questões colocadas pelo Dr. João Lima originaram uma entusiasta partilha de experiências e conhecimentos, envolvendo todas as pessoas presentes na sessão. Mais uma vez, a assertividade destes dois adultos teve um merecido destaque.
A Equipa felicita os adultos certificados e deseja muito sucesso para os seus projectos profissionais e formativos.