quarta-feira, 29 de abril de 2009

Sessão de Júri de Certificação

A Sessão de Júri de Nível Secundário realizada no dia 22 de Abril foi mais um momento marcante para as cinco adultas certificadas e para toda a equipa do nosso Centro Novas Oportunidades.


Como referiu o Dr. João Lima, Avaliador Externo, cinco mulheres diferentes no percurso de vida, nas competências demonstradas e nos caminhos para o futuro. A todas as adultas a equipa dá os parabéns e deseja os maiores sucessos pessoais e profissionais.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Medicamentos, instituições, interesses e direitos

Não fora a iniciativa da ANF de incentivar as farmácias a trocar os medicamentos de marca, prescritos pelos médicos, por medicamentos genéricos e continuaríamos a perguntar-nos uns aos outros porque não conseguimos aumentar neste nosso país a quota dos genéricos como acontece em outros países da Europa.
Pois é, a guerra está instalada! Há até quem fale em guerras económicas e grandes interesses entre grupos de pressão. No cenário encontram-se a ANF, a ordem dos Médicos, a Ministra da Saúde, o Infarmed, os medicamentos de marca, os medicamentos genéricos, e nós, nós os utentes, os que pagamos os medicamentos
Prezo muito a sociedade democrática onde vivo e portanto defendo que todos sem excepção devem ser protegidos nos seus direitos. Assim sendo, chegou a hora de nos darem a liberdade e o direito de escolher o medicamento que vai ser incluído no nosso tratamento.
O Infarmed (autoridade do medicamento), autoriza a venda dos medicamentos genéricos conferindo-lhe o seu valor terapêutico; nas farmácias existem medicamentos de marca e genéricos; os genéricos são mais baratos; o país está em crise; os portugueses têm menos dinheiro…. Então só falta mesmo é darem-me a mim a liberdade e o direito de escolher entre um medicamento caro e um medicamento genérico, muito mais barato e onde a comparticipação do Estado continua a estar assegurada.
Acredito que a alteração da lei sobre prescrição de medicamentos vai acontecer em breve!
Manuel Joaquim Esteves (adulto em processo de RVCC - NS)

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Sessão de esclarecimento

No próximo dia 26 de Abril, às 15:30h, vai realizar-se, nas instalações da Junta de Freguesia do Zambujal, uma sessão de esclarecimento sobre os diferentes percursos formativos destinada a todos os candidatos maiores de 18 anos que pretendam concluir o nivel básico/secundário.
Se quer concluir o 4º, 6º, 9º ou o 12º ano compareça nesta reunião.

Aguardamos a sua presença.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

REDE TEIA

Trabalho, Equipa(s), Interacção e Aprendizagem (TEIA) é a Rede de Colaboração entre os Centros Novas Oportunidades das Escolas de Ansião, Figueiró dos Vinhos, Pombal e Condeixa-a-Nova que nasceu no dia 15 de Abril numa reunião de trabalho realizada no CNO de Ansião. Foram delineadas algumas estratégias de acção destacando-se a criação de uma plataforma on-line.
Este é mais um desafio que nos foi proposto pelo Avaliador Externo, Dr. João Lima, que tem como objectivo o desenvolvimento de um trabalho colaborativo conducente à melhoria da capacidade de intervenção e resposta aos adultos que procuram os nossos centros.

domingo, 19 de abril de 2009

Comer gato por lebre?

Os produtos transgénicos ou Organismos Geneticamente Modificados (OGM), são organismos aos quais foram adicionados ADN de outras células. Estes organismos tornam-se mais resistentes a pragas tendo maior produtividade a menor custo. Por outro lado, os produtos transgénicos, face à sua constituição podem vir a poluir os solos durante muitos anos e contaminar as espécies produzidas à sua volta assim como matar os insectos que as comem. Apesar de os produtos poderem chegar ao consumidor com melhor aparência, não se sabe ao certo o seu valor nutricional, nem as alergias que eles possam vir a causar, em virtude das proteínas que eles possuem. Estima-se que os produtos transgénicos poderiam vir a matar a fome nos paises do Terceiro Mundo, onde todos os dias morrem centenas de pessoas. O facto é que não há provas de que sejam seguros para a saúde humana, havendo, por isso, necessidade de um estudo cientifíco mais intenso acerca do assunto.
Espanha é o maior produtor de alimentos transgénicos da União Europeia. A soja e o milho foram dos primeiros produtos a serem geneticamente modificados. Os produtos podem ser encontrados em supermercados e devem estar bem rotulados.
A opinião pública divide-se, os estudos científicos não são conclusivos e eu acho que, com este tipo de cultura, é como comer gato por lebre. A nível científico tudo é válido, ainda havemos de estar a comer fruta que contenha genes de animais!
Elsa Valada (adulta em processo de RVCC - NS)

Utilização de peles, uma questão de luxo?

Nos dias de hoje os artigos de luxo, nomeadamente os de pele continuam a ser alvo de uma grande procura, apesar de o nosso país estar a atravessar uma situação económica difícil. Muitos desses artigos são de pele genuína como o vison. As polémicas mais recentes são feitas pelos naturistas em redor dos casacos de animais como o vison, chinchilas e outros por serem animais em vias de extinção e continuarem a ser capturados, apesar de a maior parte ser criada em cativeiro. Mas, para mim, este comportamento não deixa de ser uma crueldade.
Concordo com a utilização de artigos em pele desde que sejam peles de ovinos, bovinos e suínos, que são aqueles animais que servem para a nossa alimentação e cujas peles são aproveitadas para fazer artigos de vestuário, calçado e outros, evitando, assim, que sejam levadas para lixeiras, onde iriam demorar anos a decomporem-se. No entanto, não concordo com as atrocidades que fazem a alguns animais. Como exemplo, refiro o que acontece aos cães e gatos que são mortos na China de uma maneira cruel ou até mesmo esfolados vivos, para se lhes serem retiradas as suas peles que, posteriormente, são exportadas para o mundo inteiro para serem transformadas em vestuário ou calçado. Depois, estes artigos são vendidos ao consumidor final, ocultando as suas origens e, desta forma, estamos todos a contribuir, sem sabermos, para que os nossos animais de estimação continuem a ser mortos. Eu, só depois de ver imagens aterrorizantes, que encontrei em vários sítios da web, é que acreditei e fiquei completamente indignada com todo esse massacre feito a estes animais. Por isso, deixo um apelo, vamos todos lutar contra estas crueldades!


Luísa Costa (Adulta em processo de RVCC - NS)

domingo, 12 de abril de 2009

"Bloguemas"

Como me pediram
Para no blog participar
Fiz estas quadras agora
Para lá as poder mostrar

Uma quadra para cada um
Eu vou tentar fazer
Depois de olharem p’ra elas
Façam o que vos apetecer

Então o Rui
Que aqui vim encontrar
Conheço-o há muito tempo
Já que trabalhámos na Probar

O Paulo
Sentado ao meu lado
Se não lhe pedirem para falar
Passa o tempo calado

A Olinda pouco mais
Fala com moderação
Se diz alguma coisa
É a pedido da Maria João

Também para Reconhecer
Competências nos vários domínios
Temos cá a Cristina
Empresária de alumínios

E a Olga
Que não tem medo de atropelos
Quando começa a falar
Fala pelos cotovelos

A Elsa, que veio mais tarde
Entrou sem receio
Não nos conhecia a todos
Mas já faz parte do meio

E a Isabel da Casconha
Pois é
Irmã da minha amiga


A Delfina da Anobra
Todos os dias para a Universidade
Há tantos anos lá
Já está farta da cidade

Neste Processo
Um pouco complicado
Anda cá muita gente
Gente de todo o lado

Alguns que não conhecia
Mas fiquei a conhecer
Estão cá como eu
Estão cá para Reconhecer

Algumas das competências
Adquiridas ao longo da vida
Esperando todos nós
Que seja menos curta e mais comprida

Gabriel Coelho (adulto em Processo RVCC - Nível Secundário)

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Uma Santa Páscoa


Sessão de esclarecimento

No próximo dia 16 de Abril, às 20:30h, vai realizar-se, nas instalações da Junta de Freguesia da Anobra, uma sessão de esclarecimento sobre os diferentes percursos formativos, destinada a candidatos maiores de 18 anos que pretendam concluir o nivel básico/secundário.
Seguidamente, a Técnica de diagnóstico e encaminhamento inicia a fase de diagnóstico com um grupo de adultos do nível básico.
Aguardamos a sua presença.

A coordenadora do CNO

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Sessão de Júri de Certificação

Na sequência do trabalho que se tem vindo a realizar no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Fernando Namora de Condeixa, mais uma Sessão de Júri foi levada a efeito no dia 23 de Março.
Dos sete adultos certificados, destaca-se o seu testemunho sobre os benefícios alcançados neste processo de reconhecimento de competências: “… foi das melhores coisas que me aconteceu na vida” e ainda “ foi agradável recordar e voltar à escola; escrever, reflectir, imaginar e pensar. Aprendi muitas coisas novas”.
Na qualidade de Avaliadora Externa, convém sublinhar que cada Sessão de Júri que se realiza é sempre, para mim, uma experiência muito estimulante e muito enriquecedora pois, aprendemos muito uns com os outros, numa palavra; trabalhar com adultos compensa.
Aos adultos Ana Ribeiro, Carlos Dinis, Cláudia Mesquita, Elisa Ribeiro, Mário Rato, Pedro Menezes e Rosa Cruz desejo os maiores sucessos pessoais e profissionais.
Para toda a equipa os meus parabéns pelo trabalho realizado.

Dra. Luísa Silva
(Avaliadora Externa)

Sessões de Esclarecimento

Sessões de Esclarecimento Nivel Básico e Secundário
Realizam-se nos próximos dias 22 e 24 de Abril, pelas 20h30 na Escola Secundária c/ 3ºciclo Fernando Namora as sessões de Esclarecimento de nivel Básico e nivel secundário sobre as as alternativas para a conclusão dos mesmos.
A Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento

quinta-feira, 2 de abril de 2009

“Explorando a Minha Terra” em Coimbra!

Aceitei o desafio dos formadores do processo RVCC e, no passado dia 28 de Março, decidi pôr em prática o instrumento de mediação do processo RVCC do nível básico “Explorando a Minha Terra”.
Convidei os meus colegas de grupo e a equipa técnico-pedagógica do Centro Novas Oportunidades para visitar alguns dos mais importantes locais históricos de Coimbra: a Universidade, o Criptopórtico do Museu Machado de Castro, a Igreja da Sé Velha, o Pátio da Inquisição, a Igreja de Santa Cruz e o Penedo da Saudade.
Na Igreja da Sé Velha tivemos a honra de uma visita guiada pelo Monsenhor João Evangelista, homem com uma cultura de encantar…
O almoço teve lugar no restaurante “O Pátio” situado no Pátio da Inquisição e, no final da tarde, saboreámos os famosos pastéis de Santa Clara.
Considero que foi um dia que em muito contribui para o enriquecimento das nossas “Histórias de Vida” proporcionando um excelente momento de convívio.
Quero deixar uma palavra de apreço aos formadores que acompanharam o grupo: Dra. Vera Alfaiate, Dra. Regina Barros, Dra. Alice Santos, Dra. Graça Figueiredo e ao Dr. José Carlos Alves que, com os seus conhecimentos de História, em muito contribui para o sucesso da visita e a todos os colegas que aceitaram o meu convite.
A todas as entidades que tornaram possível a concretização desta visita, o meu obrigado.
Um abraço para todos.

Pedro Leite
(Adulto em processo RVCC Nível Básico