sábado, 28 de fevereiro de 2009

DIA EUROPEU DAS DOENÇAS RARAS

"Uma doença designa-se “rara” quando afecta um número muito pequeno de indivíduos, comparativamente com a população em geral. Existem milhares de doenças raras. Já estão descritas cerca de 7000, sendo caracterizadas cinco novas doenças raras por dia.
A pessoa portadora de uma doença rara é um sujeito plenamente humano, com os direitos legais, sagrados e inalienáveis próprio de cada criatura humana - especialmente quando está ferida nas suas capacidades sensitivas e cognitivas. Por isso a Raríssimas vem apelar para uma nova maneira de olhar os portadores de doenças raras, certa de que também eles podem ser um dom na diversidade da Vida. Eles são, afinal, uma expressão da fragilidade da natureza e condição humanas".
Por vezes, surge uma pessoa sem meios com uma doença RARÍSSIMA
Cuja cura é COMPLICADÍSSIMA
Chegando mesmo a tornar-se CARÍSSIMA
Felizmente, surge uma pessoa GENEROSÍSSIMA
Que ajuda esta causa GRAVÍSSIMA

"in Raríssimas"

A nossa contribuição para esta causa pode ser preciosa, através de uma simples X, no campo 9, na delaração do IRS "Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Colectivas de Utilidade Pública (artº 32º nº6) , colocando no NIPC o número 506027244 .

Junte-se a todos os que colaboram com a Raríssimas!


A coordenadora do CNO

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

CERTIFICAÇÃO DO NÍVEL SECUNDÁRIO


O Decreto-lei 357/2007 permite a conclusão e certificação do nível secundário através de formação modular – Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) do Catálogo Nacional das Qualificações. Dando continuidade a esta modalidade de formação vão ter início, na nossa escola, as seguintes UFCD:

"Controle de Riscos Profissionais" (50 horas), da área de Segurança e Higiene do Trabalho.
Inicia no dia 2 de Março e realiza-se às 2ª, 4ª e 6ª feiras das 20:00h às 23:00h.

"Língua Estrangeira continuação – Espanhol" (50horas)
Inicia no dia 16 Março em horário a marcar.

Ainda está a tempo de se inscrever!
A Coordenadora do CNO

domingo, 15 de fevereiro de 2009

CURSO EFA - TÉCNICO ADMINISTRATIVO



Estão reunidas as condições para dar início ao Curso de Educação e Formação de Adultos de Dupla Certificação – Técnico Administrativo. Assim, no dia 19 de Fevereiro, às 20:00h, aguardamos a presença de todos os formandos inscritos para dar início ao seu percurso formativo.
Este curso funcionará em regime pós-laboral e resulta de uma parceria estabelecida com a entidade formadora - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins (CECOA).
A equipa do CNO deseja a todos os formandos os maiores sucessos para a sua qualificação.

Aposte na sua formação. Inscreva-se no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária c/3º ciclo Fernando Namora.
A Coordenadora do CNO

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A 1ª Certificação de Nível Secundário

No final de 2008 o Centro Novas Oportunidades Fernando Namora realizou, pela primeira vez, uma certificação de nível secundário. A adulta certificada, Fátima Oliveira, construiu um Portefólio Reflexivo de Aprendizagens que evidencia as inúmeras competências que foi adquirindo ao longo da vida e, perante um Júri, reforçou o dinamismo, a criatividade e o profissionalismo que a caracterizam e que a equipa teve o prazer de conhecer.
A Fátima Oliveira concluiu o Processo de RVCC, satisfeita pela certificação obtida, particularmente pelas possibilidades que terá, a curto prazo, em termos profissionais e formativos.
Nesta sessão de júri estiveram presentes alguns convidados, nomeadamente, adultos a realizar o Processo de RVCC de nível secundário, o CNO de Ansião, o CNO da Associação Comercial Industrial de Coimbra e o CNO da Pampilhosa do Botão, cuja presença é sempre uma mais-valia pela partilha de conhecimentos e experiências entre equipas.
Do júri e de toda a equipa, os parabéns à Fátima Oliveira!

A profissional de RVC Maria João Vieira